2014/01/27

Análise ao Asus VivoMouse

O Luis Costa esteve a experimentar um rato algo incomum que nos é proposto pela Asus, e vem partilhar connosco aquilo que descobriu.


Os utilizadores têm tendência para menosprezar os periféricos.Preferem apostar no hardware do PC, a comprar um teclado ou um rato com melhores especificações, e normalmente, mais caros. Pessoalmente, dedico alguma atenção a este tema. Gosto de escolher um teclado com um tipo de teclas que se adapte à minha escrita. O rato, para além da já sempre presente "roda", tem de ter mais dois botões, para avançar/recuar.

O rato que hoje apresentamos, o VivoMouse da Asus, não preenche estes requisitos mas tem outras credenciais para tentar convencer os utilizadores.



O VivoMouse

O VivoMouse da Asus é um dois em um: rato e touchpad, acabando por ser um 3 em 1 devido à possibilidade de ser operado sem estar assente sobre uma superfície. Foi pensado para acompanhar o VivoPC, outra recente aposta da marca para as salas (e escritórios, porque não) dos portugueses.


Faz-se acompanhar pela documentação de referência (os drivers têm de ser descarregados da internet), receptor wireless e extensão USB.

Tem um design inovador, pensado para ser confortável quando utilizado como rato tradicional, mas também quando operado só com uma mão, como controlo remoto. Tem um acabamento a imitar o metalizado, mas é feito em plástico.


Na parte inferior temos uma tampa amovível que dá acesso ao local de instalação das pilhas, e onde também encontramos o receptor sem fios. Na zona circular temos botão que liga/desliga o rato.


Ao ligarem o VivoMouse ao PC, este é automaticamente reconhecido como um rato. No entanto, para poderem retirar partido da função touchpad é necessário instalar o driver da Asus, que como já é tradição em todas as marcas, tem uns bons megas.


Como rato tradicional, funciona sem surpresas. É necessário algum tempo para nos habituarmos ao seu formato, longe do tradicional. Os botões direito/esquerdo funcionam sobre pressão da superfície circular.
Como o touchpad tem detecção de três pontos. Podem utilizar uma série de movimentos para facilitar a navegação. Na ausência de um ecrã com detecção de toque, este o VivoMouse pode revelar-se como um bom companheiro do Windows 8. Há apenas que dominar os vários gestos disponíveis.

É talvez como comando remoto, longe de uma mesa, que o VivoMouse revela as suas potencialidades, seja como simples controlo de uma apresentação ou até mesmo como comando à distância para um PC multimédia. Nada como estar comodamente sentado no sofá a controlar o que se passa no ecrã.


Apreciação final


Este não é um rato "normal". Está claramente vocacionado para uma utilização que não a padrão.

Pode bem ser o companheiro ideal de um portátil, principalmente para quem faça apresentações, mas será sobretudo como comando para um PC de sala que vejo este VivoMouse a brilhar.

O facto de suportar uma série de gestos e ser compatível com o Windows 8, é um aspecto positivo e deverá também ser tido em conta. Aproveitem e passem no site da Asus onde têm uma série de vídeos muito curtos onde são demonstrados os gestos passíveis de ser utilizados.

O VivoMouse tem um PVP a rondar os 50€.



Prós
  • Funcionalidades "3 em 1"
  • Gestos compatíveis com Windows 8
  • Leve

Contras
  • Preço poderia ser mais em conta
  • Formato não é o indicado para usar como rato normal

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)