2014/01/07

Intel Edison - um Computador "Pentium" num cartão SD


A Intel tem feito uma forte aposta no hardware capaz de liderar a nova era de "wearables" que parece estar prestes a iniciar-se, e para demonstrar isso mesmo revelou o seu "PC num cartão SD": o Intel Edison.



Que hoje em dia existem micro-computadores em praticamente todos os equipamentos electrónicos, isso já todos sabemos (os próprios cartões SDs de memória têm-nos), mas este Edison da Intel vai mais longe ao integrar praticamente todo um "computador" com potência equivalente a um sistema Pentium neste reduzido volume. Isto quer dizer que o sistema tem não só um CPU dual-core, como também armazenamento, WiFi, Bluetooth, e - como seria de esperar - corre Linux.


Com este Edison a Intel quer demonstrar que não há "desculpa" para que não se adicione "inteligência digital" a todo o tipo de objectos que actualmente permanecem "burros". E isso não significa que se tenham que usar apenas micro-controladores com capacidades extremamente limitadas, havendo a possibilidade de usarem estes sistemas para operações bem mais complexas - enfim... as ferramentas que não limitem a imaginação e os desejos dos inventores e criadores que apostam num novo tipo de equipamentos para o futuro.

Coisas como este Intel Edison - à semelhança do Electric Imp - irão fazer com que nos próximos anos passe a ser desnecessário perguntar se uma lâmpada, electrodoméstico, aquecedor ou máquinas de fazer café tenha "WiFi" e possa ser controlado/monitorizado remotamente. E isto sem falar em coisas como smartwatches, earphones que medem a nossa pulsação, sapatilhas que analisam a forma como pousamos o pé,  e todo o tipo de sensores que se começarão a tornar cada vez mais comuns,

Hoje, temos um Edison que parece fazer o impossível no tamanho de um cartão SD... daqui por alguns anos não me custa imaginar que este Edison passe a ter o tamanho de um cartão microSD.

1 comentário:

  1. "e - como seria de esperar - corre Linux."
    Lindo! :-)

    No entanto, a Intel ainda tem muito que andar até conseguir alguma coisa. Este poderá ser um passo inteligente mas como venho dizendo há muitos e longos anos não acredito na Intel e isto não passará de mais uma das tais tangas que os gajos inventam só para mostrarem que estão a fazer alguma coisa depois da enorme banhada que levaram de ARM. Bem, espero sempre estar enganado - veremos com o tempo se isto não é um verdadeiro flop e mais um enorme comboio de vapourware.

    @braço.

    ResponderEliminar