2014/02/17

Apple e Google rejeitam apps com Flappy no nome


O fenómeno Flappy Bird parece estar longe de terminar. Depois do sucesso viral que o jogo teve e da sua remoção mediática pelo seu criador, parece que mesmo em "espírito" o efeito Flappy Bird continua a fazer-se sentir.



Já se sabe que quando algo faz sucesso, há toda uma legião de copiadores que se apressa a criar apps com nomes semelhantes para facturarem à custa das confusões que os utilizadores possam fazer. Para eliminar esse risco, tanto a Apple como o Google parecem estar a recorrer a uma técnica extrema: rejeitando todas as apps que contenham "Flappy" no nome.

Não deixará de ser uma táctica agressiva que irá prejudicar quem tiver criado uma app que tenha o nome Flappy e que nada tenha a ver com jogos ou com o dito jogo, mas talvez seja a única forma de lidar com um afluxo de apps em que a maioria pretenderia certamente aproveitar-se do mediatismo do Flappy Birds. No caso da App Store, a justificação tem sido a cláusula que proíbe nomes que tentem aproveitar-se da fama de outras apps; no caso do Google, algumas apps têm sido removidas sem que os seus criadores sejam sequer informados dos motivos (ou que a sua app foi retirada do Google Play). Há também o pequeno pormenor de que antes de começarem a rejeitar apps com este nome já várias tinham sido aprovadas, e continuam a "enganar" os utilizadores (embora até essas pareçam estar também a ser removidas).

Conclusão... parece que para além de todas as emoções que o Flappy Birds gerou entre os seus jogadores, e de ficar para a história como um jogo que foi removido no auge do seu mediatismo, o jogo passará também a ser conhecido por ter tornado tabu a palavra Flappy no nome de uma app!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)