2014/02/08

Como são feitos os CPUs?


Algumas pessoas nunca terão visto o CPU que se esconde no interior dos seus computadores, e muitos menos terão tido a oportunidade de ver o chip de silício que se esconde no seu interior. No entanto, o processo de fabrico destes - e de praticamente todos os outros chips electrónicos - é absolutamente fascinante e poderá fazer com que se dê mais valor a estes pedaços de tecnologia que passam a maior parte da sua vida escondidos do olhar do público.



Depois de já vos ter explicado como funciona um CPU, hoje trago-vos um vídeo que acompanha todo o processo de criação: dos diagramas, aos wafers de silício, às salas ultra-limpas que envergonhariam qualquer bloco operatório, até por fim se obter um chip concluído e pronto a ser enviado para os cliente.

Se em 1971 se começou por um modesto CPU Intel 4004 com apenas 2300 transístores numa área de 12mm2, hoje em dia a tecnologia permite-nos ter CPUs com mais de 5 mil milhões de transístores (e no caso dos GPUs, até mais de 7 mil milhões). E pensar que ainda há algumas "poucas" décadas atrás, se olhava para o transístor (enquanto componente individual) como sendo algo de altíssima tecnologia... :)

2 comentários:

  1. Trabalhei na Infineo/Qimonda e conheço bem o processo de fabrico dos semi condutores, e sem dúvida é algo extremamente fascinante.

    ResponderEliminar