2014/02/08

Curiosity vai tentar manobra arriscada


Quanto se tem uma sonda robótica noutro planeta onde ninguém poderá ir "desenrascar" qualquer coisa se algo correr mal, todas as manobras são pensadas e repensadas antes de ser feitas... Mas inevitavelmente, lá chega o dia em que se vai ter que decidir se se arrisca um pouco mais - como agora acontece no caso da Curiosity.

A Curiosity pode ter rodas metálicas, mas o seu percurso em Marte tem revelado o quanto a superfície marciana - e especialmente as suas rochas - podem danificá-las. São claramente visíveis sinais pouco agradáveis de amolgadelas e até perfurações nas suas rodas, e por isso mesmo a escolha da rota mais "suave" torna-se de importância fundamental para a longevidade da missão.


O interesse dos cientistas em dirigir a Curiosity para esta área chamada Dingo Gap é um verdadeiro dois em um. Por um lado é um pequeno vale situado entre duas escarpas que poderá conter dados interessantes para ser analisados; por outro lado, proporciona um caminho com menos rochas e mais adequado para a Curiosity seguir.

O problema é que para lá chegar a Curiosity terá que superar uma duna de areia marciana com cerca de 1m de altura - algo para o qual a Curiosity está perfeitamente apta para conseguir fazer... mas irá depender bastante da consistência da areia. Afinal, o pequeno Spirit ficou preso numa "armadilha" idêntica em 2009 ditando o fim da sua missão; e em 2005 a Opportunity quase teve o mesmo destino, demorando várias semanas para conseguir escapar de um destas dunas. Portanto, poderemos imaginar o receio que os cientistas da Nasa têm em dar a ordem de avançar com esta manobra arriscada... (mesmo considerando que antes disso têm sido vários testes para tentar determinar o máximo possível sobre a consistência desta duna.)

Esperemos que tudo corra bem! :)

[via IO9]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)