2014/02/07

O suposto hacking imediato da NBC nos Jogos Olímpicos em Sochi


A maioria das pessoas já deverá saber que não pode acreditar em tudo o que vê ou lê, seja na internet ou fora dela. Mas quando se trata de uma reportagem vinda de uma cadeia como a NBC alguns poderão ser tentados a dar-lhe credibilidade, ficando impressionados com a capacidade quase olímpica dos supostos hackers russos em actividade nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.

Richard Engel da NBC conta-nos um relato fantástico de como na sua chegada a Sochi uma série de computadores e smartphones que levava ficaram sob controlo de hackers em menos de 24h, criando um panorama aterrorizador para todo e qualquer visitante que estivesse prestes a dirigir-se a essas paragens.

Mas acontece que isto não passa de notícias que assentam em pressupostos que foram manipulados com o propósito de tornar a suposta notícia naquilo que eles queriam que fosse. Como algumas pessoas referem... esta "notícia" é completamente fraudulenta. É que o "risco" que aguarda os visitantes em Sochi não é maior ou menor do que aquele que qualquer pessoa enfrenta a cada dia em qualquer lugar que se encontre.

Isto é, em vez de informar as pessoas sobre as regras básicas de segurança na internet este repórter limitou-se a visitar sites claramente infestados com malware e a carregar em tudo o que lhe apareceu pela frente. Ou seja, algo que não está relacionado com o local onde estão mas sim com os sites que visitarem; e para cúmulo, o hacking dos seus smartphones foi feito à custa de um pequeno detalhe que ele decidiu omitir da história... tendo sido ele próprio a fazer o download e instalação de uma app maliciosa.

Enfim... com notícias assim não será difícil criar "fantasmas" sobre o que bem se entender. Os riscos que existem na internet e na web são reais; disso não haja dúvidas; mas não precisam temer os dotes dos supostos hackers olímpicos em Sochi... não mais do que precisam temer aquele popup que vos aparece num site duvidoso a pedir para que instalem urgentemente um programa para vacinar o vosso computador contra virus e malware.

1 comentário:

  1. Ainda bem que falas neste assunto. Outro componente da propaganda anti-rússia são algumas das fotos de Sochi: http://paleofuture.gizmodo.com/8-viral-sochi-olympics-photos-that-are-total-lies-1517429839 (o que não invalida que outras sejam reais, mas definitivamente não se pode acreditar em tudo)

    ResponderEliminar