2014/02/21

House of Cards mostra-nos o fim da programação televisiva


House of Cards é uma série produzida pelo próprio Netflix, e que tem recorrido a todo o sistema de dados analíticos sobre as preferências dos espectadores para criar a série "ideal"... e a táctica parece estar a resultar, com a série a ter obtido resultados bastante positivos e tendo agora dado início à sua segunda temporada. E novamente, mostra-nos como é um futuro liberto das restrições dos horários televisivos: mais de meio-milhão de pessoas optou por ver a série completa logo no primeiro fim-de-semana.



Contrariamente ao que acontece nos canais tradicionais, onde uma série vai sendo espaçada semana após semana (e muitas vezes com algumas interrupções e intervalos alargados pelo meio), no Netflix a série é disponibilizada integralmente no lançamento. Ou seja, cada cliente pode escolher quando e como deseja ver cada um dos treze episódios da segunda season de House of Cards - e revelando para que mais de 660 mil pessoas, isso foi feito em forma de maratona, vendo todos os episódio de "rajada" durante o fim-de-semana.

E isso é muito interessante, pois abriga-nos a pensar em algo que até há bem pouco tempo não era sequer uma opção. Hoje em dia as boxes digitais permitem serviços como o Timewarp e equivalentes, onde um utilizador pode optar por ver o programa que quer (dentro de um determinado espaço temporal, ou selecção de programas "on-demand"), mas pensando-se num serviço como o Netflix, onde há liberdade total de se ver o que se quiser, quando se quiser... deixamos de gerir a nossa vida em função dos horários que nos são/eram impostos pelos canais de TV.

E a verdade é que isso é imensamente libertador. Já não consigo imaginar os tempos em que tinha que esperar até às tantas da manhã para ver um filme - levando depois com atrasos, e intervalos excessivos (para não falar nos casos em que, depois de tanto se esperar, descobríamos que afinal tinham mudado o programa e iam apresentar outra coisa qualquer sem nenhum interesse!)

Por outro lado, passamos a ter novas preocupações... Quando colocados perante a possibilidade de verem uma série de que gostam de uma só vez, optariam optariam por vê-la toda seguida como estas milhares de pessoas, ou optariam por dosear e apreciar a coisa mais lentamente?

9 comentários:

  1. O melhor é ser disponibilizada toda no lançamento e cada um escolher ver quando bem entender

    ResponderEliminar
  2. Eu normalmente espero pelo fim de temporada de uma série para depois a ver toda seguida, quer seja num fim de semana, quer seja um episódio por dia!

    ResponderEliminar
  3. Eu sendo assinante do netflix, vi a primeira série toda de rajada... A segunda vai pelo mesmo caminho. Assim é que deveria ser em todo o lado. Liberdade de escolha, uma vez que somos nós que pagamos, incluindo mesmo os serviços por cabo...

    ResponderEliminar
  4. Eu acho piada à cena de esperar uma semana dos episódios.. Pensa que aumenta o gosto pela série.
    Mas devo ser só eu...

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro o Netflix e quero que a empresa tenha muito sucesso. Vejo todos os dias, no minimo, 25 minutos de Netflix. Ja aos fins de semana, a coisa passa a VARIAS horas (isto ja para nao contar o resto do tempo que o meu filho tem a tv a dar desenhos animados no background)...

    De qualquer forma, a razao pela qual queria aqui comentar e outra...
    Em primeiro lugar, queria dizer que eu ultimamente tenho optado por esperar que a serie esteja concluida para poder ver tudo de rajada sem ter de esperar pela proxima season (e.g. no caso do Breaking Bad, vi as primeiras 3 seasons, depois tive de esperar varios meses pela quarta e agora tive de esperar cerca de 1 ano pela ultima season)...

    Por outro lado, o Netflix tem um "problema": e que os conteudos desaparecem.
    Por exemplo, eu tinha na minha lista o King of the Hill para ver mas, como nao e propriamente a minha serie favorita, deixei-o por la durante prai 2 anos...Um dia fui a ver e tinham tirado!

    E o mesmo se passa com outras series...
    E claro que o problema nao e apenas da Netflix (tem a ver com contratos que expiram e assim) mas, penso que este sera o nosso novo problema. Com tanta possibilidade de escolha, tendemos a ficar mais selectivos no que ver e esquecemos-nos que o conteudo pode nao estar la no futuro...

    ResponderEliminar
  6. n foi o netflix q revelou q 600k viram a serie, mas sim uma empresa de estudo de mercado. o netflix n revela esses numeros

    ResponderEliminar
  7. Isto sim é o futuro das séries e filmes. Ao contrário dos intervalos de 16 minutos dos nossos nacionais, e programação de m(uma palavra feia que não posso colocar aqui) ao fim-de-semana. Querem mesmo empurrar-nos para Meos e Zons pq só com os nacionais, haja paciência para tanto lixo!

    ResponderEliminar
  8. Com o hábito que ganhei de ver as coisas todas de seguida, sobretudo séries novas que acabei de descobrir, já falta paciência para ver as coisas de semana a semana, e pior ainda quando são os períodos de "hiatus". Desde que soube que o Netflix disponibilizava assim as suas séries, pareceu-me uma fórmula vencedora... Pensei logo "quem dera que fossem todas assim"!
    Uma queixa que vejo com alguma frequência quanto a este modo, e dos sites especializados em programas de TV, que dizem que é mau para fazer as reviews, porque cada pessoa está num ponto diferente do visionamento... Mas isso penso que também se deva ao facto de lhes custar nas visitas ao site, já que se calhar as pessoas deixam de os visitar semanalmente para ver reviews e spoilers.

    ResponderEliminar