2014/04/23

Apps pré-instaladas da Samsung não convencem os utilizadores?


Para muitas pessoas, a compra de um computador novo é sinónimo de um ritual de limpeza de todas os programas e demonstrações que vêm instaladas e que não têm qualquer interesse. Nos smartphones infelizmente caminha-se no mesmo sentido; e no caso da Samsung, não é por dizerem que o seu serviço ChatOn conta com mais de 100 milhões de utilizadores registados que isso significa que eles utilizem as suas apps.

Segundo estatísticas de uma empresa de análise de mercado, as (muitas) apps pré-instaladas nos equipamentos da Samsung têm uma taxa de utilização extremamente reduzida, que demonstra que os utilizadores não estão muito interessados nelas nem sentiriam a sua falta.



Apps como o ChatOn, GroupPlay, Samsung Link, e Samsung Hub registam uma taxa de utilização de poucos segundos por mês; com os casos de maior "sucesso" a serem o S Voice e S Memo, com cerca de 4 minutos por mês. Valores que ainda assim são extremamente reduzidos e que deveriam fazer a Samsung reconsiderar se não seria melhor apostar noutras coisas, e deixar que as apps ficassem a cargo da livre escolha dos seus utilizadores (ou no mínimo permitir que estas apps fossem removidas, algo que muitas vezes só é conseguido recorrendo a métodos "complicados").

Para comparação, enquanto a loja de apps da Samsung tem uma utilização de 1.2 minutos em média por mês, a Play Store do Google ocupa os utilizadores mais de 52 minutos; YouTube e Instagram contam respectivamente com 146 e 151 minutos de utilização mensais; e no caso do Facebook esse valor salta para uns estonteantes 664 minutos mensais - ou seja, mais de 20 minutos diários.

Claro que como sempre, haverá certamente empresas que tenham valores diferentes de utilização, pelo que tudo isto deverá ser visto com a devida tolerância. Mas pelos amigos que têm Samsung, posso dizer que os valores de "não utilização" das apps Samsung batem certo com os resultados aqui descritos.

E vocês, se têm equipamentos Samsung, utilizam com alguma frequência alguma das apps pré-instaladas da marca... ou nem por isso?

7 comentários:

  1. Sempre achei que essas apps da Samsung so serviam como "chantagem" de que eles poderiam sair a qualquer momento do ecosistema da google se eles os chatearem muito, sempre com o Tizen no horizonte.

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro de ter usado alguma aplicação da Samsung (quando tinha um Samsung) Nem sequer o Simples calendário usava...

    ResponderEliminar
  3. É por isto que evito comprar smartphones sem serem "livres", como os Google phones, etc. Meu rico Nexus S.

    ResponderEliminar
  4. Não me quero estar a queixar, mas o Note 2 será o meu último smartphone da Samsung.
    Até porque ando sempre entre roms da Cyanogemod, da Omni, e ultimamente com a chinesa MIUI.
    Creio que a Samsung esteja numa vertiginosa tendencia a finalidade para deixar o Android e ter o seu Tyzen a funcionar a todo o vapor...
    A minha dúvida é se salto já para o Oneplus ou espero por um com Ubuntu...

    ResponderEliminar
  5. Uso o S Note e mesmo assim ja começa a haver melhor. De resto tudo o que é da Samsung está tudo na mesma pasta para n gastar espaço no ecrã! É também um desnecessário uso de espaço!

    ResponderEliminar
  6. Os meus pais só usam Samsung, mas das apps que vieram com os aparelhos (dois S3 e um Note tab 10.1) não usam nada. Até a caneta do tablet só serve porque a minha mãe não se dá com usar os dedos.

    ResponderEliminar
  7. Tenho um S4 com software de origem e não uso as aplicações nativas apenas porque não tenho interesse nelas mas como são residentes estão por lá - sem autorização de actualização e muitas desactivas.

    ResponderEliminar