2014/04/18

Empresa de pagamentos quer baixar comissões para 0%


Quando se deseja começar a transaccionar seja o que for na web, depressa nos deparamos com o problema dos pagamentos - e onde a única solução muitas vezes não é escolher o melhor serviço... mas o menos mau. Todos os serviços cobram comissões para processar os pagamentos, excepto um que está a revolucionar o sistema e que diz que em breve conseguirá baixar a sua comissão para 0%.

A LevelUp é uma empresa que quer simplificar os pagamentos, e coloca nas lojas uns leitores de QR Codes que permitem aos seus utilizadores fazerem os pagamentos de forma rápida e simples (pelos testes que eles indicam, o seu sistema é mais rápido que um pagamento com cartão bancário.) Mas a parte revolucionária é a de que, para além de serem dos que praticam uma comissão mais baixa (a sua comissão de 2%, altamente competitiva face aos concorrentes, que cobram entre 2.75% e 4% ou até mais - foi agora reduzida para 1.95%) dizem que em breve poderão oferecer uma comissão de 0%.

Até lá, querem baixar a comissão de modo sustentável, e que esta redução para os 1.95% foi apenas o primeiro passo.

Mas como é que esta empresa parece estar a fazer aquilo que os outros não conseguem? E aí é que entram em acção algumas técnicas curiosas. Para começar, o seu mercado alvo consiste em lojas que tenham clientes recorrentes e frequentes. Isso permite-lhes agrupar múltiplas transacções de um mesmo cliente ao longo de um mês, e depois fazer um único processamento para a entidade do pagamento, em vez de estar a pagar as comissões individuais repetidamente. Para além disso a empresa oferece serviços de promoção e publicidade, ganhando uma comissão sempre que os seus clientes utilizarem um dos vouchers que as lojas disponibilizam através dos seus serviços.

O resultado final é que a empresa vai conseguindo ter lucro e deixar de imputar o custo das transacções dos pagamentos aos seus clientes. Parece-me uma ideia ganhadora... Será que por cá alguém se quer aventurar com uma coisa destas? Imagino que não faltassem interessados num sistema de pagamentos que cobrasse 0% de taxas.

4 comentários:

  1. Quem costuma pagar essas taxas não são os comerciantes? Ou então não estou a perceber bem o artigo.
    On-line ou pago com o paypal que não me cobra taxas, tanto quanto sei (só da primeira vez que cobra um valor de teste mas que é devolvido quando inserido um código que aparece na transação) Quando o paypal não está disponivel pago com cartão de crédito gerado pelo serviço MBNet que também cativa um pequeno valor até ao final da transação sendo posteriormente devolvido para a conta, portanto...
    Se se referem ás taxas dos comerciantes, é preciso alguma fé para acreditar que eles vão baixar os preços finais ao consumidor porque deixaram de ter parte dos custos de venda. Um pouco como a descida do IVA dos 23% para 21%...na maior parte dos produtos não foi sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é destinado aos comerciantes; e não se trata de baixar os preços aos clientes finais, mas sim de disponibilizarem serviços de pagamentos que lhes sejam mais vantajosos. Senão, qualquer dia tens cada vez mais empresas a recusar pagamentos com cartões, tipo o Pingo Doce.

      Eliminar
  2. Essas comissões de 2,75% a 4% serão para os EUA.

    Por cá, no final do ano passado, o que encontrei foi uma taxa média de 0,8% para os cartões de débito e 1,3% nos de crédito. A Comissão europeia vai baixar, por transação, nos débito, para o valor que for menor 7cts ou 0,2%, e nos de crédito para 0,3%.

    Também se fala numa taxa sobre os levantamentos para compensar os bancos pela perda de receita, tadinhos ;-)

    ResponderEliminar
  3. Os ZERO % são possíveis porque os fundo ficam retidos por uns dias a gerar juros (o mesmo faz o alibaba)

    ResponderEliminar