2014/04/08

Google mostra que Glass também serve para o trabalho


Trazer o Google Glass para o mercado não é uma tarefa que depende unicamente dos elementos técnicos - de criar um produto com o hardware adequado e um interface que permita a sua utilização - mas também, e talvez mais importante, de uma questão de mentalidades. O Google está consciente disso, e aos poucos vai tentando "infiltrar"o Glass em diferentes áreas, como agora acontece com a promoção do Google para uso profissional.

Já temos visto o Glass em todo o tipo de utilização lúdica e no dia a dia, mas agora o Google quer mostrar que o Glass poderá ser utilizado para muito mais coisas, incluindo a sua utilização em ambientes profissionais e especialmente em áreas onde a utilização de um computador seria algo "impensável".

Um dos exemplos que foi dado recentemente foi o de um cirurgião que usou o Glass durante uma operação; mas a verdade é que a sua aplicação fará igualmente sentido em toda e qualquer profissão onde a utilização das mãos tornaria impossível o manuseamento de um computador tradicional: imagine-se um carpinteiro, que enquanto está a trabalhar a madeira poderá ter acesso imediato às medidas e planos da pela que necessita fazer; um mecânico, que em vez de pesquisar pela ordem de trabalho numa folha de papel poderá seguir as instruções do fabricante sobre a revisão que é necessária fazer, ajustada perfeitamente ao veículo em questão em função do histórico do seu computador de bordo; ou um estagiário que não estando ainda 100% seguro de como realizar uma tarefa, pode contar com um assistente visual que lhe demonstra como realizar a operação que tem que fazer.


As possibilidades são imensas, e não se ficarão por aqui... sendo que tudo aquilo que se imaginar se tornará comum e servirá como primeiro degrau para muitas outras coisas que por agora nem nos atrevemos a imaginar.


Já sabemos que a sociedade não encara com bons olhos tudo o que seja diferente ou novidade. Os pioneiros de todas as novas tecnologias são muitas vezes olhados como "malucos" até que por fim sejam imitados pelo resto da sociedade e aquilo que era "diferente" passe afinal a ser considerado "banal".

Com o Glass o Google enfrenta uma tarefa idêntica. Actualmente a maioria das pessoas olhará com desconfiança quem ousar usar um Google Glass... mas parece-me inevitável que isso acabe por se tornar tão normal que se torne irrelevante, da mesma forma que hoje já ninguém estranha ver alguém andar com headphones na rua, ou qualquer outra coisa do género. A questão que falta saber resume-se apenas a: quanto tempo irá isso demorar a acontecer?

1 comentário:

  1. Vá se lá saber porquê, em tempos pesquisei por "cirurgião google Glass" e por "medical Google Glass".

    Fiquei na dúvida se era clínicas a arranjarem publicidade ou se era patrocínio da Google.

    Declaração de interesses: o Google Glass não me "cheira" que tenha sucesso, mas a qualquer tecnologia que seja útil a alguém e a mim não me custe dinheiro desejo as maiores felicidades.

    ResponderEliminar