Embora os mapas de navegação possam ser apresentados com bastante "floreado" visual, nas sua essência são bastante simples, limitando-se a uma colecção de linhas e pontos de intersecção que representam as estradas e cruzamentos, e onde cada troço tem associado um conjunto de características, como o seu sentido, velocidade máxima, número de vias, etc.
Isso é suficiente para que um humano ao volante chegue do ponto A ao ponto B, mas para um veículo que tenha que se movimentar sozinho essa informação poderia ser bem mais completa, e é isso que a Nokia está a preparar com os seus mapas HD.
Recorrendo ao LIDAR para captar tudo em 3D com elevado detalhe e resolução, a Nokia está a criar mapas que em vez de simples linhas que representam as estradas (as linhas a verde na imagem em cima), recriam cada faixa em detalhe, em conjunto com as curvas das intersecções, obstáculos na via, e tudo o mais.
Embora os automóveis autónomos continuem a recorrer a uma diversidade de sensores que garanta a segurança da sua circulação sob todas as circunstâncias (incluindo quando as coisas no mundo real não batem certo com o que está no mapa), os detalhes destes mapas permitem que eles possam fazer um planeamento muito mais eficiente e estarem mais "conscientes" do ambiente em seu redor.
Eventualmente, pensando-se ainda mais no futuro, não me surpreenderia se todos os automóveis tivessem este tipo de sensores e actualizassem continuamente estes mapas de forma a que estivessem sempre actualizados. (Afinal, já temos carros que surgem com sistemas de visão "surround"... e os automóveis autónomos irão ter sistemas LIDAR de mapeamento 3D, pelo que... já lá estão os ingredientes essenciais.)
Para ser sincero n sou capaz de dizer que mudaria para Nokia Maps..No entanto estao mt melhores do que eu pensava que estariam..Pode ser que mais gente a usar melhore..pois acho que em relacao a informacoes subjacentes o GoogleMaps lidera.
ResponderEliminar