2014/05/30

Samsung troca Android por Tizen ao Galaxy Gear original


Muitas vezes se critica a Samsung por se esquecerem de actualizar equipamentos mais antigos, mas no caso do Galaxy Gear original, a Samsung não se esqueceu... mesmo que isso implique trocar o sistema Android que utilizava pelo seu próprio Tizen.

Embora chegue numa altura um pouco estranha para este tipo de alterações (os primeiros equipamentos Android Wear estão quase a chegar), a Samsung já tinha dito que o seu Tizen era mais eficiente neste tipo de equipamentos, tendo-o utilizado para as gerações mais recentes dos Gear e para o Gear Fit. O que não se esperava é que se tivessem dado ao trabalho de lançar uma actualização para o Gear original que substitui o Android que era utilizado pelo Tizen.

Uma actualização que por muito estranha que seja, parece comprovar o que a Samsung tinha dito, como um desempenho melhorado e autonomia mais prolongada, para além de algumas novas funcionalidades (como um media player que não depende do smartphone), atalhos personalizáveis, comandos de voz na câmara, etc.

Por um lado, é de louvar a Samsung não se ter esquecido dos utilizadores do Gear (que tanto sofreram no início com software manifestamente lançado à pressa e com funcionalidades bastante limitadas) - por outro lado, faltará ver até que ponto é que esta aposta no Tizen afectará as suas relações com o Google e o Android, especialmente na véspera da chegada dos Android Wear ao mercado. Será que a Samsung irá ficar de fora do Android Wear, e com isso se distanciar cada vez mais do Android? Será algo a acompanhar nos próximos meses...


3 comentários:

  1. Desde à uns meses atrás que acredito que a Samsung vá sair da esfera do Android/Google. Pode deixar apenas uns vestigios, mas creio que os seus grandes produtos vão passar para o SO - Tizen.
    Desde o inicio que a Samsung tem nos seus produtos (Smartphones e Tablets) aplicações paralelas às da Google (Mail-Gmail, Calendário-Planner, Fotografias-Galeria e até tem uma Store!). Tudo isto creio que tenha sido pensado desde o inicio, para existir uma passagem suave Android-Tyzen.
    Ou muito me engano, ou foi desde cedo esta estratégia da Samsung...
    (O SO Android, como o vemos hoje, também se encontra com alguns sobressaltos: Oracle, Apple, Microsoft... e se a Oracle ganhar: lá se vai o Android)

    ResponderEliminar
  2. A Samsung não é Apple e não pode depender só do Tizen. O Android é multi marca e garante que as apps se vendam e se compradas, possamos mudar de marca.

    O problema não é o Android mas sim a Samsung que mete apps Google + cópias das Google versão Samsung + touchwiz pesado. Se metessem Google, loja Samsung só e touchwiz leve, não precisavam do Tizen para nada.

    ResponderEliminar
  3. Qual dos Galaxy Gears é o melhor?

    ResponderEliminar