2014/05/30

Notícias do Dia

Uma das melhores apps de calendários - o Sunrise - chega ao Android e à web; temos uma impressora 3D que volta a baixar a fasquia do preço; há esperança para um sistema de carregamento wireless universal; o Lookout passa a tirar fotos aos ladrões de smartphones; o Leap Motion v2 faz tracking dos dedos e articulações; e o serviço universal de telefone fixo deixa de estar a cargo da PT e passa a ser assegurado pela NOS.

Antes de passarmos às notícias do dia, o passatempo do módulo OBD2 Bluetooth já tem mais uma pergunta para responder; e estamos no encerramento das marcações para o meeting mensal de amanhã - se quiserem aparecer, apressem-se. :)


Entrada da Apple na domótica pode ser apenas programa de certificação


Parece que a "grande aposta" da Apple na domótica vai ser afinal bem mais modesta do que se poderia imaginar, limitando-se a ser uma expansão do programa de acessórios certificados para iPhones. Ou seja, em vez de ser um sistema integrado que permitisse o controlo das nossas casas, parece que a coisa se vai ficar pela certificação de produtos que assim terão a garantia de funcionar com os iPhone e iPads, mas que continuarão a estar dependentes de apps de terceiros.

A vantagem é que se tornará mais simples a utilização de tais dispositivos, dispensando o recurso de gateways e hubs de comunicação, e ou de configurações complicadas, passando as coisas a serem detectadas e a funcionarem de forma "automática" tal como o AirPlay e AirDrop. É uma simplificação que será bem vinda... mas pedia-se mais, bastante mais.


CryEngine também passa a estar disponível por mensalidade


Depois do Unreal Engine, também o CryEngine passa a estar disponível por uma mensalidade acessível (apenas $10 por developer) e com uma diferença que irá agradar a quem o utilizar: não existem comissões extra a pagar dependendo do volume de jogos vendidos.

Tradicionalmente, estes game-engines que facilitam imenso a criação de jogos de alta-qualidade, custavam grandes fortunas, ficando apenas ao alcance dos estúdios de grande e média dimensão. Passando a uma mensalidade acessível, passam a estar disponíveis para praticamente qualquer developer, e que agora se sentirá incentivado a usá-los ainda mais, uma vez que não pagará comissões que se poderiam tornar bastante excessivas no caso de conseguir fazer um jogo que se tornasse um "sucesso viral".



Google já te deixa pedir para seres "esquecido" da web


Cumprindo com os requisitos das Instituições Europeias que determinaram o "direito a ser esquecido", o Google já disponibiliza um formulário onde os interessados poderão solicitar a remoção dos resultados das pesquisas páginas que refiram informações pessoais suas e que não sejam de interesse público.

Importará referir que as ditas páginas continuarão a existir e a poder ser encontradas usando outros motores de busca ou outros meios... ficam apenas escondidas das pesquisas do Google (que no entanto informará os utilizadores que a sua pesquisa deu resultados que estão escondidos ao abrigo desta lei de protecção de dados.)



Projecto TrueCrypt poderá ser continuado pelos seus auditores


O anúncio do fim do TrueCrypt e de que contém vulnerabilidades de segurança deixou a internet surpreendida mas, como em todos os projectos open-source, o seu "fim" poderá ser apenas um novo início. Depois de Snowden e das revelações feitas sobre a NSA, a segurança do TrueCrypt foi posta em causa e a comunidade juntou-se e angariou fundos para levar a cabo uma inspecção pormenorizada do código fonte do TrueCrypt para avaliar a sua segurança. Até ao momento não foi detectada nenhuma vulnerabilidade (tornando o tal anúncio ainda mais inesperado), e se assim se mantiver há boas probabilidades de que o projecto venha a ser continuado por quem está a fazer esta inspecção.

Claro que será difícil eliminar a 100% a suspeita... mas... seria pena ver o TrueCrypt desaparecer (assumindo que não tem realmente nenhuma vulnerabilidade).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. "OpenDNS vai deixar de apresentar publicidade".

    Como assim?. Quem tiver os endereços DNS do Open DNS como padrão deixará de ver publicidade nas pesquisas/navegação?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, já percebi... é apenas no "Guia", mas confesso que nunca dei por ele. :)

      Eliminar