2014/06/05

DVD-Ranger remove protecção "incrackável" Cinavia


Em pleno século XXI seria de esperar que já todos soubessem que, se existe um método de proteger algo contra cópias, existirá também um método capaz de lhes dar a volta. Agora foi a vez de mais um sistema de protecção "incrackável" sucumbir aos programas de limpeza de vídeo: com o DVD-Ranger a remover as protecções do sistema Cinavia.

O Cinevia é uma sistema de watermarking que coloca marcadores invisíveis na imagem faixa de áudio, e que podem ser detectados pelos leitores de bluray (tanto leitores de hardware como por software), para detectar e impedir a reprodução de conteúdos que sejam considerados ilegais. Quem já tiver tentado ver um filme que tenha descarregado da Internet na sua PS3 e ao fim de alguns minutos levado com uma mensagem que indica que o conteúdo não é autorizado (e com o som silenciado), saberá do que falo.

O sistema poderá ser interessante do ponto de vista técnico, pois é capaz de resistir a múltiplas gravações e transformações (por exemplo, um vídeo gravado por uma câmara num cinema, depois redimensionado, convertido, comprimido, reprocessado, etc.) - mas tal como se esperava... nunca poderia ser 100% incrackável, como agora ficou demonstrado com a capacidade do programa DVD-Ranger "limpar" esta codificação de qualquer vídeo, fazendo com que possa ser reproduzido por todos os leitores como sendo um vídeo autorizado.


Claro que a conclusão que qualquer pessoa normal tirará (novamente) de mais um destes episódios não irá coincidir com a que os estúdios e empresas que desenvolvem estes sistemas irão tirar. Enquanto que do nosso lado voltamos a ter a confirmação de que estes sistemas são completamente ineficazes; do lado deles certamente já estarão a trabalhar num novo sistema - que desta vez "vai ser mesmo" à prova de cracks!

... E cá estaremos na altura para repetir esta notícia com o novo sistema que vierem a inventar.


(Sendo que até os fabricantes de máquinas de cafés poderiam igualmente aprender... já chegando ao cúmulo de alguns fabricantes meterem câmaras no interior das máquinas de café, para lerem códigos nas cápsulas na tentativa de identificarem cápsulas "pirata" - sem sucesso, entenda-se! Digam-me lá se isto já não ultrapassa os níveis do ridículo total!)

15 comentários:

  1. Um pequena correcçao:

    O Cinavia nao poe watermarks na imagem mas sim nas faixas de audio. É isso que o torna tao dificil de remover. É uma watermark numa frequencia inaudivel mas que a Sony obrigou a introduzir na norma Blu-Ray, sendo que efectivamente qualaquer fabricante que queira ter um leitor Blu-Ray tem obrigatoriamente de incorporar o Cinavia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oops, pensava que era watermarking de vídeo, mas já corrigi. Obrigado pela rectificação. :)

      Eliminar
    2. isto foi a maior sacanagem aprontada, e quem perdeu foram os fabricantes, pois deixaram de faturar em vendas de aparelhos bluraY, como também obrigou as locadoras de filmes bluray fecharem as portas, e consequentemente, um puto de um tremendo prejuizo, especialmente por o usuario não ter a condição de fazer backup de seus discos originais blurays

      Eliminar
  2. como é que os leitores diferenciavam de um filme original para um pirateado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detectavam a presença do "audio watermarking", e identificam conteúdos que não seria suposto estarem disponíveis.
      (por exemplo, um filme de cinema tem esses sinais escondidos na faixa de áudio; se alguém gravar e tentar ver numa PS3, ela detecta isso e apresenta a tal mensagem.)

      Eliminar
  3. Adorei a das camaras nas maquinas de café... Há de facto CEO's com muito pouca visão... Desenvolver um sistema desses e implementa-lo para se proteger capsulas de café piratas (durante uns meses), apostem na qualidade do produto! Eu tenho Nespresso em casa e quaando quero mesmo café a sério compro as capsulas deles porque simplesmente são boas, se quero café para juntar ao leite então qualquer um serve, mas não perderam o cliente para as piratas porque as deles são melhores, basta isso..

    ResponderEliminar
  4. Mas o app funciona ele tira esses watermarking

    ResponderEliminar
  5. mesmo os blue ray playes mais antigos conseguem ler essas marcacoes?

    ResponderEliminar
  6. Baixei um filme no formato HDTS-MKV. Imagem qualidade 8 e áudio qualidade 9. No player Phillips 3D através da USB tocou sem problemas. Converti para DVD usando o programa ConvertX4 e ao rodar no mesmo player o filme parou e apareceu a mensagem da CINAVIA. Por que no formato mkv rodou e no recode para DVD, não?

    ResponderEliminar
  7. Não tinha problemas em assistir filmes no meu DVD BLU-RAY da Sony, mas, depois que coloquei meu roteador da internet nele, não consegui mais ver filmes piratas, só blu-ray..
    Como faço para cancelar o Cinavia??
    Ou, desbloquear??.. Qualquer coisa que me ajude a voltar a ver filmes como antes?!!
    Desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
  8. MALDITAQ SONY BLOQUEOU MEU APARELHO SÓ PQ ATUALIZEI NA INTERNET.. NÃO COMPRO MAIS NADA O QUE FOR DA SONY NUNCA MAIS... #SOMOS TODOS LG/PHILIPS,SANSUNG, MENOS SONY JA ERAS..

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um bluray da LG que tb tem a budega do CINAVIA, não consigo ver minhas cópias de filmes!! Preciso tirar isso!!! Palhaçada!!!

    ResponderEliminar
  10. Samsung F5505k mesma coisa em alguns filmes mkv até mesmo filmes pelo navegador web da bloqueio Cinavia no audio

    ResponderEliminar
  11. No netflix do samsung agora também bloqueado isso e osso!

    ResponderEliminar