2014/06/12

Facebook vai partilhar histórico dos sites visitados com anunciantes


Com a questão da privacidade online a ser um assunto cada vez mais abordado, o Facebook prepara-se para dar um passo no sentido oposto, passando a usar o histórico da navegação na web para apresentar publicidade direccionada.

Isto quer dizer que, se tiverem visitado sites de desporto o Facebook poderá apresentar-vos publicidade relacionada com isso; enquanto que alguém que tiver visitado sites relacionados com música verá publicidade diferente. No fundo, o mesmo tipo de coisa que o Google já faz com o seu adsense (e que usa não só as nossas pesquisas e sites por onde navegamos, mas também os nossos emails e tudo o mais que o Google conseguir apanhar sobre nós).

Para evitar polémicas, o Facebook dará a opção para os utilizadores que não queiram partilhar o seu histórico de navegação na web para efeitos de publicidade; e será também possível ver uma explicação do motivo porque um determinando anúncio nos foi apresentado, assim como dizer que não temos interesse neste tipo de anúnio (ou, pelo contrário, dizer que o anúncio foi útil). Actualização: como desactivar o tracking para os anúncios.

Por agora este novo sistema entrará em acção apenas nos EUA, mas o Facebook tenciona expandi-lo ao resto do mundo o mais rapidamente possível.

1 comentário:

  1. O titulo está para lá de enganador...

    O Facebook, tal como Google, usa o que sabe sobre nós para tentar mostrar-nos a publicidade com maior probabilidade de nos interessar. Não faz isso passando a informação aos anunciantes.

    A diferença é que agora para além de usar informação recolhida directamente no site deles vai passar a usar também informação recolhida através dos botões "Like" que estão espalhados por quase todos os outros sites.

    Como os botões "Like" são servidos directamente pelo Facebook este apercebe-se da nossa visita à página em que estamos, mesmo que não interaja-mos com o botão.

    De qualquer forma não penso que faça diferença, o problema do Facebook em relação à publicidade não é falta de informação mas sim capacidade de a usar.

    ResponderEliminar