Após uma década de existência, o Google vai dar oficialmente por terminada a era "Orkut" com o anúncio de que o serviço irá encerrar no final de Setembro, numa medida que certamente deixará (ainda) muitos utilizadores em estado de choque.
É certo que o Orkut está actualmente muito longe dos seus tempos áureos. Aliás, importa relembrar que como tantos outros grandes projectos do Google, esta rede social nasceu de um projecto dos "20% de tempo livre" nos quais os funcionários podiam fazer o que lhes apetecesse. Muitas das coisas que hoje se tomam como garantidas e essenciais numa rede social foram originalmente criadas pelo Orkut... mas ao longo do tempo, outras plataformas foram surgindo e o interesse no Orkut foi diminuindo, mantendo-se no entanto bastante relevante em certos países, como a Índia e o Brasil - e ficando o Google Brasil a comandar o destino da plataforma a partir de 2008.
Agora, chega o tempo do Orkut sucumbir às limpezas do Google, com o encerramento oficialmente marcado para 30 de Setembro de 2014. Até lá tudo continuará a funcionar como sempre - excepto a criação de novas contas - dando tempo para que todos os utilizadores possam exportar os seus dados usando o Google Takeout (que poderá ser feito até Setembro de 2016).
Mas para evitar que tuto o que foi criado no Orkut se perca, o Google irá preservar um arquivo de todas as comunidades públicas do Orkut, que continuarão a estar disponíveis a partir da data de encerramento - servindo para amenizar a tristeza com que qualquer utilizador activo deste serviço certamente sentirá por esta decisão do Google.
E por aqui... ainda há algum utilizador do Orkut que fique ressentido com este encerramento?
2014/06/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"E por aqui... ainda há algum utilizador do Orkut que fique ressentido com este encerramento?"
ResponderEliminarDo Orkut não, mas interrogo-me quando é que o Google+ segue o mesmo caminho...
O Orkut vai tarde...
ResponderEliminarO Google+ vai pelo mesmo caminho...
Pelo perfil do blogger poderias encontrar o meu g+ e ver que sou bastante activo desde o início e continuo a defendê-lo. O ponto mantém-se, ao ritmo a que o google tem fechado serviços, e dadas as circunstâncias recentes do g+, interrogo-me se/quando acontecerá. Ter (alguns) utilizadores, ainda por cima maioritariamente geeks (que usariam adblock se necessário), não é suficiente.
ResponderEliminarBtw, eu não sigo pessoas que têm uma média superior a ~4 posts por dia, muito menos com coisas estilo "boa noite". O SNR sofre demasiado.