2014/06/20

Supremo dos EUA invalida patentes de "ideias abstractas"


Enquanto na Europa temos estado (até ao momento) livres das obtusas patentes de software, nos EUA temos um novo caso que poderá ajudar a que também por lá as coisas comecem a encarreirar, já que o Supremo Tribunal invalidou as patentes referentes a "ideias abstractas".

As patentes são uma forma de proteger alguém que inove e desenvolva algo; no entanto há muito que têm sido usadas como autênticas armas de batalha entre empresas, e muitas vezes entre quem deseja desenvolver algo e os "patent trolls" que detêm essas patentes apenas para facturarem sem terem que fazer nada. Agora, o Tribunal declarou inválidas patentes que não se refiram a um processo em concreto e que tentem cobrir coisas abstractas. Neste caso: era uma patente sobre transacções bancárias, em que é usada uma conta/entidade temporária para mediar/garantir o pagamento entre um emissor e receptor. Um processo que é genérico, não tem nada de único na sua implementação num computador, e que os juízes - muito bem - "atiraram pela porta fora".

Embora isto não signifique o fim das patentes de software, que poderão continuar a ser pedidas (e conseguidas) desde que expressem um processo em concreto, diferente ou inovador face aos existentes; sempre irá servir para reduzir o imenso volume de patentes de treta que vão sendo registadas diariamente.

Ora bolas... e logo agora que eu ia patentear a ideia de que as boas ideias deviam ser patenteadas! (E começar a mandar a conta a todos os que algum dia patentearam algo.)

1 comentário:

  1. Acho que a questão era mesmo básica, do tipo "sem computador já se fazia assim, agora continua a fazer-se da mesma maneira mas usando um computador". Não era uma questão de ser uma ideia abstracta, era a de não haver nenhuma ideia nova.

    De maneiras que continua a ser permitido patentear uma ideia de software (ideia do que irá fazer e dos passos para o fazer): "patenting a software "idea," as long as its technical steps are concrete improvements or new designs, not an aggregation of existing steps".

    ResponderEliminar