Filmes e séries de ficção científica fizeram-nos sonhar com viagens até outras estrelas, e em muitos casos isso é conseguido à custa de um "warp drive" capaz de fazer deslocar uma nave a uma velocidade mais rápida que a da luz usando todo o tipo de "truques" para contornar essa impossibilidade física. Só que, a NASA está mesmo a trabalhar num warp drive, e já nos mostra como poderia ser uma nave que usasse esse sistema.
Claro que ter uma idealização de como poderia ser uma nave equipada com um warp drive - mesmo que baseada em factos mais científicos do que os usados nos filmes - não significa que as viagens interestelares estejam para breve. No entanto, o Dr. Harold "Sonny" White, responsável por este projecto acredita que é possível que uma nave deste tipo se possa tornar realidade ainda durante o seu tempo de vida, e possibilitar viagens até às estrelas mais próximas numa questão de semanas.
Para o fazer, o warp drive distorce o espaço à sua volta, contraindo-o à sua frente e expandindo-o atrás de si, permitindo viajar mais rápido que a velocidade da luz sem que no entanto "se movimente". Por agora, este efeito está a ser testado e explorado à escala microscópica... mas como em tudo, por vezes é necessário começar com passos muito pequenos... mesmo se o eventual resultado final por uma forma de dar o maior passo que a humanidade alguma vez deu em toda a sua História.
O seguinte vídeo fala-nos deste Warp Drive, com a parte da nave a ser referida lá mais para o final (onde o vídeo está pre-seleccionado para começar) - mas se gostam deste tipo de coisas, aconselho que o vejam completamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)