2014/07/07

YouTube começa a "culpar" ISPs pela lentidão dos vídeos


Ainda recentemente tivemos o caso do Netflix começar a culpar os operadores de Internet pela lentidão ou baixa qualidade dos seus vídeos, e agora é o YouTube que passa a recorrer a técnica idêntica... embora de forma um pouco mais simpática.

Enquanto que o Netflix apresentava uma mensagem que acusava directamente o ISP do cliente pela lentidão, o YouTube simplesmente apresenta uma barra que pergunta ao utilizador se está a sofrer interrupções no vídeo, com um botão para aceder a informação adicional. Se o utilizador quiser saber mais, será direccionado para o site de relatórios de qualidade do vídeo, onde poderá visualizar o comportamento do seu ISP na sua área.


São relatórios que serão cada vez mais necessários - e que as próprias entidades reguladoras deveriam promover e exigir - pois bem sabemos que não é por um operador nos vender 50, 100 ou 200Mbps de internet que isso se traduz em velocidades dessa magnitude para os serviços reais. As diferenças entre as velocidades de internet contratadas e as efectivas são algo que merece monitorização constante, para se evitarem essas situações de, nem com uma ligação de 100Mbps poderem ver um vídeo do YouTube em Full HD sem paragens constantes.

O facto do YouTube começar a apresentar este alerta nos vídeos em que detectar que a coisa está a funcionar "mal demais" parece-me ser indicador de que também eles querem chamar a atenção do público para esta questão... e ainda bem que o fazem. Todos têm o direito de saber quando estão a comprar "gato por lebre".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)