2014/08/06

A macacada chega aos direitos de autor


Muito falamos, discutimos e criticamos os direitos de autor... mas confesso que não imaginava ver macacos metidos ao barulho. Mas provando que a realidade é mesmo mais estranha que a ficção, é mesmo o que está acontecer num caso de disputa sobre direitos de autor de fotografias de macacos.

Um fotógrafo tem pedido à Wikimedia (a entidade que gere a Wikipedia) que remova uma das suas fotos mais famosas, de um macaco, por a estar a disponibilizar gratuitamente. O problema é que eles se recusam a fazê-lo, porque argumentam que não é ele o detentor sobre os direitos da fotografia... uma vez que foi o macaco a carregar no disparador!

É uma reedição dos velhos casos de: quem é o autor de uma foto; o dono da câmara ou quem tira a fotografia? Só que neste caso em vez de um fotógrafo que possa ir a tribunal argumentar que foi ele que tirou a foto, temos um macaco.

David Slater foi à Indonésia em 2011, quando num das suas sessões fotográficas viu um macaco apoderar-se da sua câmara e tirar centenas de fotografias. Muitas resultaram em fotos desfocadas e inutilizáveis, mas lá pelo meio resultaram algumas dignas de fazer inveja a qualquer fãs das selfies. Fotos que a Wikimedia, que agrega milhares de conteúdos livres de direitos de autor, decidiu adicionar à sua colecção, para desagrado do fotógrafo, que já está a ver as despesas a aumentar para levar o caso a tribunal.

Vai ser interessante ver qual será a decisão do tribunal... e de como ficará toda esta macacada. Mas até lá, quem pensam que tem razão neste caso: o fotógrafo, que providenciou todas as condições para que as fotografias fossem tiradas; ou realmente deverá pertencer ao domínio público, por não ter sido ele a pressionar o botão de disparo?

Actualização: segundo uma clarificação da entidade que gere os direitos de autor, fotos tiradas por macaco não podem ser protegidas pelos direitos de autor.

11 comentários:

  1. Isto é de dar gargalhadas. Lol

    ResponderEliminar
  2. Eu estou pelo dono da câmara fotográfica, os direitos de autor das fotos em questão deviam ser dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou pelo macaco! As fotos deviam ser dele.

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/14 12:56

      Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Anónimo8/8/14 12:57

      Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Anónimo8/8/14 12:59

      E porquê, Bruno Patuleia?

      Eliminar
    5. O macaco não tem voto na matéria, logo os direitos devem pertencer ao proprietário do equipamento

      Eliminar
  3. Com as fotos no Blog, o AAdM não vai ser processado também?

    ResponderEliminar
  4. Estão a pensar muito pequeno, tentem outro ponto e vista: e se não fosse um macaco na fotografia porque não pode dar a sua opinião mas se fosse uma pessoa até conhecida do fotografo e com autorização para usar a maquina? De referir que foi ao ar livre e não dentro de um estúdio de fotografia propriedade do fotografo! Como pensam agora? Outra questão, o fotografo tem provas de que a fotografia foi tirada por aquela maquina dele, consegue provar isso? Não sou especialista no assunto mas se a maquina é digital o que aparece nos dados da fotografia não são apenas a marca e modelo da maquina e o modo em que foi tirada, abertura, focagem, etc? Acho que se a Wikimedia não estiver interessada em dar razão ao fotografo o tribunal também não vai dar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/8/14 12:54

    Foi o macaco que se fotografou a si mesmo. Logo, as fotos são do macaco. O fotógrafo, por ter essas fotos, devia pagar direitos de autor ao macaco. Elementar...

    ResponderEliminar
  6. Pelo que me lembro das leis nos EUA, os direitos da foto são de quem verdadeiramente dispara.
    Lembre-se por exemplo o caso nos Óscares onde o telemóvel era da Ellen, mas quem o agarrou e disparou foi o Bradley Cooper.

    ResponderEliminar