2014/08/08

Androids da Xiaomi enviam informação para a empresa


Numa altura em que está tudo de sobreaviso com as informações que são partilhadas (e espiadas) indevidamente, eis que surge um relato de que os equipamentos da Xiaomi enviam informação dos utilizadores para a empresa na China.


A F-Secure fez um teste para ver o que o andaria um RedMi 1S a fazer, e descobriu que sem qualquer indicação ou permissão, o equipamento envia uma quantidade de informação para a Xiaomi que muitos utilizadores poderão considerar abusiva. Num equipamento "novo", antes que se faça qualquer configuração, o dispositivo envia o IMEI, nome do operador, número de telefone, números de telefone de todos os contactos assim como o de todos os números para quem enviamos ou que nos enviaram SMS.


São dados que poderiam fazer sentido serem enviados para quem activasse o serviço MiCloud, que guardaria na cloud esses dados (e outros), mas que ao serem feitos mesmo sem que tenha sido feito qualquer registo (ou pedido de permissão inicial) irão certamente ser causa de desconfiança entre aqueles que levarem mais a sério a sua privacidade.

De parte a parte vemos governos e empresas a trocar acusações mútuas, alegando que não se pode confiar nos equipamentos dos outros, pois estarão infectados com backdoors e sistemas que espiam tudo o que por lá passar. Esta episódio não virá ajudar a que se confie numa empresa que se está a tornar numa das maiores na China e a conquistar cada vez mais fãs no resto do mundo.


3 comentários:

  1. Se não me engano a xiaomi diz no faq de privacidade deles que fazem isso mesmo (ou seja não é segredo nenhum) e que podem desligar essa partilha de informação.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/8/14 21:59

    Não é dizer nos FAQ que ninguém lê que se vai retirar a informação que passa a ser correcto.

    E a pergunta mais importante: que raio de empresa precisa de dados dos contactos, etc etc que não seja para espiar??? Porque senão o único que precisa são certos dados de crash, utilização e logs.

    E ainda confiam nesta malta...

    ResponderEliminar
  3. https://github.com/CyanogenMod/android_packages_apps_Settings/commit/3c052c2d927d3a668793989cf9e7d091035128b8
    ja agora fiquem com esta da cm:)

    ResponderEliminar