2014/08/15

Apps podem escutar conversas usando os giroscópios dos smartphones


A panóplia de sensores que temos nos dispositivos mobile actuais é bastante útil para mil e uma aplicações, mas de vez em quando há quem nos relembre que as suas capacidades podem ser usadas contra os próprios utilizadores, como um investigador que agora revela que um smartphone pode estar a escutar-nos sem necessitar de usar o microfone.


Se no outro dia vimos como era possível escutar o que se passava numa sala usando uma câmara de vídeo e  captar as vibrações do som nos objectos; desta vez temos um sistema que recorre aos giroscópios para captar áudio.

Os giroscópios são sensores que permitem detectar com bastante exactidão todo o tipo de movimentos que o smartphone faça, e nalguns modelos a sua precisão é tal que permite captar as vibrações causadas pela voz. A sua aplicação prática é no entanto reduzida, pois o sistema apenas permite captar um número reduzido de palavras (como os números de 1 a 10) - mas a sua "ameaça" advém de que, ao contrário do acesso ao microfone, que requer a permissão expressa do utilizador para tal, o acesso aos giroscópios é algo que qualquer app pode fazer sem permissão especial.

Como sempre, por muito rebuscado que esta táctica possa parecer, sem dúvida que haverá neste momento alguém a imaginar de que forma poderá tirar proveito dela para se aproveitar dos mais distraídos (embora me pareça que até lá se esteja mais em risco de uma qualquer app que justifique usar o microfone para qualquer motivo... e que depois o use para escutar as coisas com maior qualidade - para não falar da quantidade de dispositivos crescente que começa a usar sistemas que estão sempre à escuta.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)