2014/09/18

As novidades do iOS8


Milhões de utilizadores iOS estão neste momento a familiarizar-se com o novo iOS8, e embora na sua essência se trate de um iOS7 "melhorado", há algumas novas funcionalidade que importará destacar.

Antes de começarmos, importará referir que o iOS8 tem literalmente centenas de modificações, algumas relevantes outras nem por isso, algumas bem visíveis outras que só se irão fazer notar nas funcionalidades de novas apps. Lamentavelmente, importa referir que há alterações que poderão não ser do gosto dos utilizadores e, pior que tudo, parece que nem mesmo todos os meses de beta testing foram suficientes para eliminar todos os bugs (em poucos minutos deparei-me com um que faz com que o botão de eliminar mensagens desapareça... deixando-me seleccionar as mensagens, mas depois nada podendo fazer com elas - bugs básicos que me parecem inadmissíveis... mas adiante...)


Acções nas notificações


Já não é preciso sair da app em que se está para responder a uma mensagem ou outras notificações. Agora há acções rápidas que permitem responder directamente a partir da notificação, bastando puxá-la para baixo para que seja revelada. (Empurrar para cima faz com que a notificação desapareça mais depressa, se estiver a chatear.)


Eliminar notificações individuais


O iOS8 mantém o ridículo e reduzido "x" para eliminar grupos de notificações, mas agora dá-nos a hipótese de eliminar notificações individualmente com um swipe. Assim poderão descartas as notificações em demasia mas manter algumas para vos relembrar de algo mais tarde.


Câmara melhorada


A nova app da câmara ganha funcionalidades como ajuste manual da exposição (arrastando-se o dedo depois de seleccionarem uma zona da imagem), e também um modo para vídeos em timelapse (embora fiquem melhor servidos pelo Hyperlapse. Ganha-se também um temporizador para tirar uma foto após 3 ou 10 segundos.


Apps automáticas geolocalizadas


Embora falte ver como será utilizado por cá, o iOS8 tem uma funcionalidade interessante que faz surgir automaticamente apps "apropriadas" em função da nossa localização, e com arranque rápido directamente a partir do lock screen. A ideia é interessante... chegarem perto de uma loja e poderem lançar imediatamente uma app que vos poderá dar descontos, por exemplo.


Apps que gastam mais bateria


Agora já não há desculpas... quando a bateria começar a diminuir a ritmo acelerado, um salto à página da mesma revelará quais as apps que são responsáveis pelo consumo... e assim facilitando "lidar-se" com os culpados. Infelizmente, se forem apps que realmente estão a usar intensivamente... não haverá muito a fazer.


Cliente de email melhorado


Se, como eu, já tinham abandonado a app de email do iOS e passado a usar a app do Gmail a tempo inteiro, agora talvez possam reconsiderar. A nova app de email ganha funcionalidades acrescidas à distância de um swipe, e permitindo até criar notificações para quando alguém der resposta a um email que seja de especial importância.


Mensagens melhoradas


A app de mensagens foi também bastante melhorada, e agora conta com coisas como: possibilidade de se enviar áudio e vídeo (clips que serão automaticamente eliminados passado algum tempo, mas com a possibilidade de serem guardados pelo destinatário); partilha da localização (por tempo definido ou "sempre"); limpar automaticamente as mensagens mais antigas para que não ocupem espaço (30 dias ou 1 ano); atribuir nomes a conversações em grupo (e a possibilidade de sairem de um grupo); silenciar notificações de determinadas conversações; etc.

Infelizmente a Apple insiste em fazer das iMessages um protocolo fechado, e por isso perde uma grande oportunidade de as transformar num verdadeiro trunfo multi-plataforma - fazendo com que quem tiver amigos com outros sistemas, tenha automaticamente que usar outras apps, como os Hangouts ou WhatsApp, etc.


Teclado melhorado (e de terceiros)


O teclado do iOS8 ganha a previsão de palavras - e finalmente a dicção por voz em português - mas a principal novidade é mesmo permitir a utilização de teclados de outros developers. Como já falamos de vários teclados já disponíveis para o iOS8... ficamos por aqui.


Acesso rápido aos contactos 


O duplo clique no home button dá-nos acesso às apps em background, mas agora para além das apps temos também o acesso rápido aos contactos favoritos e com quem falamos recentemente. A par do botão de "contactos" que a Apple estranhamente aplicou no Apple Watch, parece significar que a Apple quer mesmo facilitar o acesso ao que é mais importante para muitas pessoas...


Family Sharing

Já não é preciso andar a partilhar contas e gerir múltiplos dispositivos para se poder usar uma app que se comprou nos diversos iPhones e iPads do agregado familiar. O iOS8 permite criar um grupo familiar de até 6 pessoas com os quais se poderá partilhar todo o tipo de conteúdos de forma directa (incluindo o Find my iPhone).


Nova organização das fotos


A organização das fotos está agora mais integrada com o iCloud, mas por muitas vantagens que possa ter, para mim foi um dos aspectos que mais me irá custar a habituar... pelo desaparecimento do photo roll. Anteriormente, para além do agrupamento automático por anos e "momentos" (localizações, etc.) tínhamos o modo básico "photo roll" que se limitava a ser uma lista sequencial e não organizada de todas as fotos tiradas. Agora isso desaparece e é substituído pelo album "recentes"; que poderá ser suficiente para muitas situações... mas não se tinham por hábito, deslizar até alguns anos atrás para encontrar algumas fotos - agora obrigando a saltar e navegar através dos tais "momentos".


E mais...

Há muitas mais novidades, como o HealthKit, coisas no Safari, widgets, interacções entre apps, e muito mais... mas como não podemos abordar tudo de uma só vez, por agora ficam estas, e o seguinte vídeo sobre as novidades do iOS8.



[via Lifehacker, Gizmodo, Anandtech]

4 comentários:

  1. Uma grande novidade no IOS8 é o facto de pudermos responder a mensagens escritas por voz, já reconhecem bem a língua Portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Este IOS realmente esta com novidades interessante, para já estou a gostar, vamos ver como isto ai correr, pois e tudo e muito novo...

    ResponderEliminar
  3. A função ditado funciona muito bem, o que deixa a pergunta: por que não temos Siri em português? A bateria não está gastar mais, os contactos favoritos e recentes que aparecem quando damos duplo clique são um bocado estranhos, mas lá terão alguma utilidade, mas o compartilhamento familiar de apps, músicas e livros é o mais interessante.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar