2014/09/08

Netflix expande-se para sul na Europa


O Netflix chegou à Europa no início de 2012, e desde então alargou-se a mais países no norte da Europa. Agora finalmente começa a expandir-se para sul, aproximando-se cada vez mais de Portugal.


Não, ainda não é desta que vamos ter Netflix em Portugal, mas está cada vez mais perto. Depois de se ter estreado na Europa na Irlanda e Reino Unido, e posteriormente se alargado à Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, o Netflix avançou para a Holanda em Setembro de 2013. Um ano depois desta ofensiva no Norte da Europa, o Netflix começa finalmente a movimentar-se para o sul com uma das suas maiores expansões, avançando para a Bélgica, Luxemburgo, Suiça, Áustria, França e Alemanha.

É uma expansão que poderá colocar à prova até que ponto é que a Europa defende e promove a "neutralidade" da internet, considerando que nos EUA o serviço tem enfrentado sérias dificuldades e entraves por parte dos maiores operadores, forçando o pagamento de "acesso privilegiado" para que o Netflix possa chegar sem constrangimentos aos seus clientes.

Por outro lado, também é verdade que por cá temos melhores infraestruturas que mais facilmente suportarão a largura de banda necessária para este tipo de serviço - embora isso vá agora ser realmente posto à prova (assumindo que milhões de europeus aderirão ao serviço). Há também o inegável aspecto do impacto que isto irá ter nos canais convencionais de televisão, e que irá ser mais um incentivo para que muitos deixem de considerar necessário ter "canais de televisão" e se contentem por ter uma ligação à internet (como tem acontecido de forma bem expressiva nos EUA).

Quanto a nós, só nos resta esperar que na próximo ronda de expansão do serviço, Portugal seja um dos contemplados.

4 comentários:

  1. Com Icefilms, 1Channel e iStream no XBMC quem precisa mesmo de Netflix? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem preferir aceder a filmes da maneira correcta

      Eliminar
    2. Fale-me dessa maneira correcta.
      Segundo o Ministério Público partilha de ficheiros é legal por isso pode deixar-se de falsos moralismos.

      E com a taxa que se vai pagar á SPA agora não há cá desculpas até porque eles argumentam que é para ser contra a pirataria.

      Eliminar
  2. Muito boas notícias! Está mais perto...
    Com o Spotify Premium deixei de sacar músicas, com isto...
    É outra comodidade estes serviços de streaming...Se forem bem feitos claro. O Spotify é fantástico e substitui qualquer download ilegal para mim...Não tem tudo, mas tem MUITA coisa, e se não há umas há outras...

    ResponderEliminar