2014/09/18

Notícias do Dia

Os últimos dias têm sido dominados pela Apple, e hoje não é excepção: o lançamento do iOS8 faz-nos falar das suas novidades, definições de segurança (e localização) e da possibilidade de suportar teclados de terceiros; a Amazon dá-te dois anos para partires os seus novos tablets para crianças (e substituí-los sem encargos); o possível preço de $4999 do Apple Watch; e a confiança da Apple de que conseguirá atrair utilizadores Android para o seu novo iOS8 e iPhones 6.

E depois do nosso fundo de gadget ter conseguido o seu objectivo máximo (vamos ter iPhone 6 *e* 6 Plus!), não se esqueçam que continuam a ter oportunidade de ganhar o nosso gadget desta semana: um laser verde.


OnePlus cancela as capas "estilosas" SwapStyle


A OnePlus já muito tem sido criticada pelo facto como tem gerido o lançamento do One (que ainda só pode ser comprado por convite!) e agora parece estar a dar outro "tiro no pé". A empresa tinha prometido capas SwapStyle que seriam feitas de materiais como madeira, kevlar, e outros - como forma de personalizar o seu smartphone, mas vem agora anunciar que irá cancelar as mesmas devido a dificuldades de produção e - esta é a melhor parte - "porque tirar a capa traseira é difícil e poderá ficar mal colocada, ou até danificar a bateria ao ficar exposta durante o processo"!


Apple assegura privacidade anti-autoridades do iOS8


A questão da privacidade dos utilizadores é um tema quente, e a Apple espera que o iOS8 dê garantias de confiança aos utilizadores, referindo que todos os dados estão encriptados e que nem eles próprios têm acesso aos mesmos sem a password do utilizador. Anteriormente a Apple guardava as chaves de descodificação dos dados, podendo ser forçada a cedê-las às autoridades. Agora, deixa de o poder fazer.

Isto é na teoria... na prática interrogo-me se não poderão ser forçados a "apanhar" a password de um utilizador da próxima vez que fizer login no iCloud, por exemplo...


Android browser vulnerável ao roubo de cookies


Se ainda usam o browser que vinha de origem nos Android mais antigos, é recomendável que passem a usar um mais recente. O Android Browser tem uma vulnerabilidade que permite o roubo de cookies, permitindo aos atacantes apoderarem-se das credenciais de login em diversos sites. Quem usar o Chrome (ou outros browsers) ou Android 4.4+ não será afectado, e o Google já disponibilizou correcções para o AOSP (Android Open Source Project).


iOS8 já mostra o peso da idade do iPhone 4S e iPad 2


O iOS8 da Apple vem cheio de novidades e coisas boas (e também novos bugs e alterações duvidosas). Se é de louvar o facto da Apple disponibilizar esta actualização para dispositivos com três anos, a verdade é que o iOS8 já começará a mostrar as limitações do hardware do velhinho iPhone 4S e também do iPad 2.

Se já acharem que estes aparelhos não são tão rápidos quanto desejariam, talvez seja melhor aguardarem por uma futura actualização do iOS8 que possa melhorar o desempenho de modo a que fique ao nível do iOS7 pelo menos.


Faz-te ouvir na "PL118"


A lei da cópia privada foi debatida ontem na Assembleia da República, e deverá ser votada na generalidade amanhã, sexta-feira. É a recta final desta batalha, e depois de se ter entregue uma petição que em menos de 24h já tinha superado os 5000 assinantes - e que já foi entregue na AR - fica a sugestão de contactarem a presidente da Assembleia da República, manifestando o interesse em que esta petição seja debatida em plenário, antes de ocorrer a votação.

A Jonas simplifica-nos o trabalho disponibilizando uma mensagem "pronta a usar" que podem simplesmente copiar-colar no formulário de contacto respectivo.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Em relação ao One eles conseguiram o que queriam: mediatismo! Agora a seguir a este lançam um novo device next gen a um preço mais "normal" e muita gente vai comprar, porque ja cnhecem a marca, porque "apesar das trapalhadas e tal os smartphones tem qualidade e tal" e assim se cria uma marca sem gastar rios em pub. How genius is that?

    ResponderEliminar