2014/09/30

Photoshop chega ao Chrome OS


Quando se fala das limitações do Chrome OS, é invariável dizer-se que faltam os programas de edição de fotos e vídeo - mesmo havendo já alguns editores de imagem bem capazes, tanto em Flash como em HTML5 puro. Mas agora deixará de haver mesmo motivos de queixa...

Se acham que editores de imagem web como o SumoPaint ou o Pixlr não são suficientes, vão gostar de saber que também o Photoshop vai ficar disponível no Chrome OS (obviamente, para os clientes pagadores do serviço Adobe Creative Cloud). E não, não se trata de uma versão reduzida como as que surgem nos equipamentos mobile, mas sim do "verdadeiro" Photoshop que muitos artistas e fotógrafos não dispensam para o seu trabalho - e que assim poderão passar a olhar para os computadores com Chrome OS com outros olhos.

Embora seja uma excelente novidade, e que vem demonstrar que hoje em dia não há mesmo motivos para tudo o que se faz num sistema operativo clássico não possa igualmente ser feito num sistema "web based", o que quero mesmo ver é programas como o Adobe Premiere e After Effects seguirem este mesmo caminho - pois a edição de vídeo é que é o grande calcanhar de Aquiles do Chrome OS (e o editor do YouTube só dá mesmo para coisas muito básicas). Se/quando isso for conseguido... deixarão de haver motivos para considerar o Chrome OS como um sistema "limitado".

Sim, executar um programa, por mais complexo que seja, torna-se cada vez mais próximo do que é visitar uma página web... E parece-me muito bem.

3 comentários:

  1. Linux... continua sem ter este tipo de programas "conhecidos" e usados por todo o mundo... enfim..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tecnicamente falando... o Chrome OS é Linux... :)

      Eliminar
    2. Por isso esperamos que este seja um sinal de que a Adobe está lançar o seu software para ambientes Unix.

      Eliminar