2014/10/30
Apple proíbe PCalc de meter calculadora como widget no iOS 8
Pensar-se-ia que por esta altura a Apple já teria aprendido melhores formas de lidar com os developers que são responsáveis pelo sucesso da sua App Store, mas parece que a Apple se esforça para nos relembrar que não é o caso.
Depois de anunciar os widgets como uma das grandes novidades do iOS 8, muitos developers apressaram-se a adaptar as suas apps para tirar partido desta nova funcionalidade, com bastantes widgets interessantes a surgirem (até o Swarm se tornou mais prático e apelativo de usar). Mas também não demorou a surgirem problemas...
Embora em nenhum lado estivesse referido a proibição de ter como widget uma app que lançasse outras apps, a Apple decidiu remover o Launcher da App Store - num caso que levanta bastantes dúvidas, pois outras apps que oferecem idêntica funcionalidade a permanecerem na App Store (com a única diferença a ser o facto de não permitirem saltar para páginas das definições do iOS).
E agora chega mais uma "regra inventada na hora e que não aparece em lado nenhum"; a popular app de calculadora PCalc (que foi promovida pela própria Apple na App Store) vai ter que remover o widget que adicionou na última versão, porque a Apple decidiu que os widgets não podem fazer cálculos!
É cada vez mais ridículo a forma como a Apple lida com estas situações; primeiro por não especificar as regras, depois obrigar os developers a mostrarem a obediência total ao que bem lhes apetecer dizer - mesmo que isso não se aplique a outras apps idênticas. Se a Apple não quer que os developers inovem, o mínimo que poderia fazer era ter alguma coerência e definirem as regras previamente em vez de as irem definindo... conforme calha. Ah, e refira-se que isto é referente a uma app que já tinha sido aprovada inicialmente pela Apple.
... Se calhar depende da boa/má disposição que o "juiz" da App Store tiver naquele dia.
Actualização: e parece ser mesmo o caso... depois de um pouco de pressão "social-digital" a Apple parece ter retrocedido e dito que afinal podemos ter widgets com calculadora.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAcho que é preciso uma actualização: a Apple já não rejeita uma "máquina de calcular" como widget.
ResponderEliminarVejamos se nos "entendamos". Estamos numa app e precisamos de uma coisa sem sair da app - está aí o campo privilegiado para um widget. No iOS, em sair da app faz-se cair o segundo ecrã com os widgets, usa-se, faz-se subir e continuamos na app.
Fazer uma conta é a operação mais comum nessa situação. Se algum burro da Apple não percebeu isso já foi corrido (ao que parece).
http://techcrunch.com/2014/10/30/apple-no-longer-rejecting-calculator-widgets-from-the-app-store/
... corrigido (corrido não sei)
EliminarDitadura no seu melhor. Se a Coreia do Norte tivesse uma empresa de produtos informáticos e móveis seria este modelo... Triste.
ResponderEliminarTens toda a razão. Consta que o developer e toda a sua família foram executados.
EliminarEntretanto enviou um tweet do além: "Just had a phone call from Apple - decision has been reversed, no changes required to PCalc’s widget. Thanks to everybody for their support!"
é por coisas assim da apple que eu me recuso a recomendar e a comprar Apple
ResponderEliminarAcho que percebi o que se passou.
ResponderEliminar- A Apple rejeita widgets inúteis
- Um widget de uma calculadora básica podia ser considerada inútil no iPhone - em vez de baixar o segundo ecrã com o widget, sobe-se o da central de controlo, que dá acesso à calculadora. No iPad não, porque a central de controlo não tem calculadora.
- A do post não é uma calculadora básica, é uma científica, personalizável, por isso a questão nem se põe, faz todo o sentido que tenha widget - e por isso já está o assunto arrumado.
Agora, a questão é muito simples - ou há crivo, mais apertado que nas apps, na aprovação de widgets ou não há. Havendo, são inevitáveis erros e decisões com que nem todos concordam.
P.S. Ainda não encontrei foi nenhum widget de jeito. O da app do post pareceia-me útil, mas custa à volta de €9, espero por outro
É bocado puxado para o efeito.
ResponderEliminar