2014/10/27

MB Way vai deixar-te pagar as compras com o número de telefone em 2015


Os sistemas de pagamentos andam num autêntico reboliço, com todos a apressarem-se em promover um sistema que lhes permita aceder às apetitosas comissões em todas as transacções. Perante a chegada do Apple Pay e que também servirá como promoção do Google Wallet, também a SIBS quer dispensar o uso de cartões com este MB Way que tem chegada prometida para o próximo ano.

Pelo que se pode perceber deste MB Way, será um sistema que permitirá associar diversos cartões bancários ao nosso número de telefone, e que depois em conjunto com uma app (para iOS e Android) permitirá fazer pagamentos e transferências usando apenas o nosso número de telefone como identificador (em conjunto com um código de autenticação).

Ora... ainda vai faltar verificar se realmente será mais pratico puxar do smartphone, abrir uma app, escolher um cartão, introduzir um PIN - face a pegar no cartão directamente e fazer o pagamento da forma tradicional. O atractivo de sistemas como o Apple Pay é o de evitar muitos desses passos, bastando tocar com o iPhone num terminal de pagamento e validar a operação pousando o dedo no Touch ID. Mas vamos esperar que a SIBS também esteja consciente disso e faça deste MB Way um sistema realmente atractivo e que facilite os pagamentos (sendo que também seria interessante disponibilizar um sistema para micro-pagamentos sem as taxas excessivas que actualmente pratica.).

Uma coisa é certa... anda tudo desesperado por fazer com que "gastar dinheiro" seja mais fácil que nunca. Qualquer dia já estou a imaginar umas startups a criarem sistemas que compliquem o processo de gastar dinheiro, como forma de desincentivar as compras rápidas e por impulso. :)

5 comentários:

  1. Alguém sabe quais são as taxas do apple Pay?

    ResponderEliminar
  2. Nas imagens e videos de demonstração do Apple Pay podem ver-se leitores com LCD de aspecto muito mais evoluído do que os terminais MB que actualmente temos -- na banca de um comerciante. Ora, se os nossos comerciantes já se recusam a ter mais do que um terminal de pagamento (ou mesmo nenhum!) devido às taxas/custos envolvidos, não me parece que corram atrás de uma nova maquineta com custos ainda superiores. Ou alguém duvida que as taxas aqui vão ser fixadas de forma unilateral, pelos mesmos do costume?

    Por outro lado, é triste ver iniciativas como a recente CurrentC que tem potencial para piorar imenso o panorama dos pagamentos electrónicos -- com benefícios financeiros para eles, obviamente :|
    https://plus.google.com/111936816456405812830/posts/8tLaUZ4GHAo

    ResponderEliminar
  3. Viva

    Vi a "reportagem" na SiC e, sinceramente pensei logo "mais uma treta para sacar uma qualquer comissão ao cliente, e sem qualquer rasgo de novidade, face ao que já existe"...
    Há alturas em que se vê empresas a criarem "coisas" só para dizer que "criaram", em vez de tentarem juntarem-se à volta de algo bom, que já exista...

    ResponderEliminar
  4. Até me parece um sistema bastante prático. Por exemplo uso bastante o MBNet para efectuar pagamento de forma controlada segura, sem correr o risco de roubarem os dados reais dos cartões fisicos.
    Pelo que pude ler em relação ao MBWay, o registo na plataforma e as consequentes operações não têm qualquer custo para o utilizador pagador. Agora resta saber se o comerciante terá custos para poder colocar ao dispor dos clientes este tipo de sistema.
    Agora fiquei também na dúvida se os clientes irão poder efectuar pagmentos por transferência simples, mas retirando os fundos de um cartão de crédito em vez de débito directo na conta...

    ResponderEliminar
  5. Realizei uma pequena crítica construtiva também com o objectivo de dar a conhecer o serviço.

    https://medium.com/@andrepcg/mb-way-pagamentos-e-transferências-imediatas-a94a5a062b14

    ResponderEliminar