2014/10/27

Nokia poderá regressar aos smartphones em 2016?


A situação Microsoft/Nokia dispensa apresentações, mas o assunto está longe de estar terminado. Embora a MS tenha ficado com o direito de poder usar a marca Nokia em smartphones durante um período de 10 anos (e de forma exclusiva durante 18 meses), isso não impede que a Nokia possa regressar ao mercado já em 2016 com novos equipamentos.

Quem o diz é o próprio CEO da Nokia, que deixou implícito que a Nokia está demasiado ligada e asociada ao sector para dar por terminada essa relação.

Este interregno poderá acabar por ser precisamente aquilo que a Nokia precisava para por a casa em ordem, depois de se te ter acomodado à sua posição de líder, e de subestimar com arrogância uma tal de Apple que, nunca tendo lançado qualquer "telemóvel" prometia revolucionar o segmento com um smartphone sem teclas a que viria chamar de iPhone.

A Nokia foi apanhada de surpresa e, num momento em que considerava várias opções para o futuro dos seus smartphones, não conseguiu devidir-se  por uma resposta decisiva quanto à forma como responder às ameaças que avançavam a alta-velocidade, de iPhones e Androids. Com a chegada de Elop ao controlos da empresa, o futuro da Nokia ficou ainda mais sombrio e terminando naquilo que já muitos previam: a aquisição por parte da Microsoft.

Com esta página da história da Nokia concluída, será tempo de começar uma nova era; algo que será ajudado pela rapidez com que a MS se quer "libertar" da marca Nokia, como tem feito com os mais recentes Lumia (já sem a referência à marca que os criou).

Será que ainda veremos uma Nokia a fazer aquilo que muitos desejaram... ver a Nokia a aderir à plataforma Android e criar equipamentos que combinem essa versatilidade com a qualidade e inovação que a marca nos habituou nos seus tempos áureos?

3 comentários:

  1. os sites todos de noticias portugueses dizem: "a nokia já não existe"
    a nokia que volte grande e forte com o symbian!! grande sistema

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Tenho um Huawei G300 com Android, mas o meu Nokia N8 com Symbian Belle continua a superar largamente o Android em alguns aspectos, e pondo até de lado a questão da câmera com 12MP que continua a pôr a um canto a maior parte dos equipamentos Android.
    É fantástico o que algumas aplicações com escassos Kbytes no Symbian conseguem fazer, frente aos largos Mbytes de algumas aplicações Android que não rendem p/ o espaço que ocupam. Já p/ não falar que o grafismo de ícones e widgets do Android ainda estão muito aquém da qualidade gráfica que se apresenta num Symbian Belle, mesmo num escassos 210ppi (360x640). E podia fazer aqui uma vasta lista de mais vantagens do Symbian em relação ao Android. Enfim... pequenos pormenores que fazem a diferença no que é uma grande marca, e que contam muito p/ quem não vai nas cantigas das tendências de mercado. O Nokia N8 continua a ser o meu equipamento #1, pela sua qualidade geral do hardware, fiabilidade e simplicidade de utilização, e passados 4 anos continua mais actual que o Huawei com 2 anos. Aplicações novas é só procura-las nas centenas de sites dedicados ao Symbian que ao contrário do que muitos preconizam, não está morto!
    Acho que se a Nokia conseguisse reunir uma boa equipa de programadores chefiados por alguém com visão, consciente das verdadeiras necessidades dos utilizadores e com ânsia e vontade de vencer, o Symbian ainda tinha muito p/ dar e mostrar.
    E só uma humilde opinião. ;-)

    ResponderEliminar