2014/10/02

Porque motivo a MS optou por Windows 10 em vez de Windows 9?


A opção da Microsoft ter optado por um Windows 10 como sucessor do Windows 8 em vez do mais esperado Windows 9 tem dado origem a inúmeras teorias. Mas uma das que parece ter mais credibilidade parece ser mesmo a que diz que tal terá sido feito para evitar problemas com programas mal feitos.

Independentemente das críticas que dizem que este novo Windows 10 é um retrocesso, a verdade é que muitos utilizadores continuam a usar as mais recentes versões do Windows para correrem programas que já se poderiam considerar obsoletos. Entre esses (e outros) programas encontrar-se-ão alguns em que os seus programadores recorreram a algumas soluções pouco recomendáveis para detectar as versões do Windows,


Por exemplo, para determinar se o programa estaria a correr numa versão do Windows 95 ou 98, um programa pode estar apenas a verificar se o nome da versão do Windows começa por "Windows 9". E obviamente, se fosse um Windows 9... iria ser detectado e tratado como sendo um destes nostálgicos Windows do século passado.

Claro que isto não impede que as muitas teorias sobre a numeração do Windows 10 continuem a percorrer a internet, e que cada opte por aquela que mais gostar; mas para mim... parece-me um bom motivo para evitar potenciais problemas desnecessários. (E sim, infelizmente conheço alguns desses casos de pessoas que ainda - por um motivo ou por outro - têm que correr software antigo que até nos causa "arrepios" só de os executar num sistema operativo mais recente.)

3 comentários:

  1. Nada disso, a melhor teoria é esta: http://www.infoworld.com/article/2613504/microsoft-windows/microsoft-windows-microsoft-skips-too-good-windows-9-jumps-to-windows-10.html

    (Denote-se que o artigo é de 1 de Abril de 2013)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mais uma piada de 1 de Abril que é "estragada" por se tornar realidade! :)

      Eliminar
  2. Quem "não tem outro remédio"! :)

    ResponderEliminar