2014/10/06

Windows 95 a correr no Galaxy Gear Live


A maioria das pessoas nascidas nas últimas duas décadas poderá não saber o que era instalar um sistema operativo que vinha em dezenas e dezenas de disquetes; mas mesmo quem ainda se recordar disso poderá nem ter noção do quanto a tecnologia evoluiu... ao ponto de podermos ter no pulso smartwatches que correm emuladores capazes de correr o Windows 95.

Foi o que alguém decidiu fazer no seu Samsung Galaxy Gear Live, usando o emulador aDosBox para Android, aqui numa versão para Android Wear.

Só para relembrar um pouco o que quase 20 anos de tecnologia significam, o Galaxy Gear Live é um smartwatch que tem um CPU a 1.2GHz, 512MB de RAM, 4GB de flash, e ecrã AMOLED de 320x320; para o Windows 95 a MS recomendava um CPU 486 (podiam encontrá-los a funcionar a 66Mhz), 8MB de RAM, e cerca de 50MB de espaço em disco. Só na resolução é que ficavam a ganhar, pois já na altura pediam a "fantástica" resolução VGA (640x480).

Não posso deixar de pensar... será que realmente se justifica ter passado de 50MB (ou que fossem 100, ou até 500!) para a dezena de gigabytes que agora são usados por um Windows moderno? (Ou, igualmente, que até que um simples driver de uma placa gráfica ocupe actualmente 260MB?)

1 comentário:

  1. Se eu aparece-se com um Smartwatch no pulso a rodar Windows 95 à frente de boa parte do "publico" mais jovem e num olhar não muito alongado, tenho a certeza que iriam dizer: Huaoowww, Brutal, tá TOP... :)

    ResponderEliminar