2014/11/04

Bendgate está de regresso com 300 iPhone 6 dobrados


O caso bendgate parecia já ter passado à história, encerrado pelo comunicado da Apple de que apenas nove clientes se tinham queixado desse problema, mas há quem não o deixe cair no esquecimento e que agora vem demonstrar que há um número bem superior iPhones dobrados.

O site "One of the Nine" foi criado com o propósito de compilar e partilhar as fotos de iPhones 6 dobrados, e neste momento são já mais de 300 iPhones cujos utilizadores dizem se ter dobrado sem qualquer utilização abusiva. Nalguns casos os queixosos dizem que a Apple trocou o equipamento sem grandes perguntas; noutros casos há quem se queixe que a Apple se recusa a fazê-lo. O que é certo é que o problema não se limita ao iPhone 6 Plus mas também parece afectar o iPhone 6.

Mesmo sendo uma situação preocupante para quem tem que lidar com ela (quem é que gostará de ver dobrado um smartphone de 700, 800 ou mesmo 1000 euros?) a questão é que ainda assim se trata de um número bastante reduzido (300 aparelhos em mais de 10 milhões é uma percentagem muito reduzida) e que causará sempre dúvidas quanto à definição de "abuso".

Que os iPhone 6 têm um ponto estruturalmente fraco logo abaixo dos botões de volume, isso ninguém põe em causa. Agora... se para isto acontecer é necessário uma conjugação de "azares" (tamanho dos bolsos, orientação do iphone, força aplicada)... isso é o que falta determinar. De qualquer forma, se eu tivesse um iPhone 6, evitaria andar com ele em qualquer bolso onde pudesse estar sujeito a estas pressões, especialmente se essa pressão recaísse no tal ponto crítico. Assim "de cabeça", parece-me que será mais seguro andar com um iPhone 6 no bolso da frente com a parte de cima voltada para baixo, do que andar com ele virado para cima (evitando que os botões de volume fiquem mais próximos da parte da dobra da perna.)

E por cá, há alguém com iPhone 6 que já comece a notar o empeno do mesmo?


9 comentários:

  1. O que é mau nisto tudo é uma pessoa pagar 700/800€ por um telefone para depois ter que ver como é que o põe no bolso não vá ele dobrar.....Mania das finezas só da nisto

    ResponderEliminar
  2. são poucos aparelhos, mas para mim é logo uma coisa que me iria impedir de comprar, como tu dizes:
    "De qualquer forma, se eu tivesse um iPhone 6, evitaria andar com ele em qualquer bolso onde pudesse estar sujeito a estas pressões, especialmente se essa pressão recaísse no tal ponto crítico."
    para mim esta frase nao faz sentido, uma coisa que eu gosto é de nao me preocupar com coisas que nao se deve preocupar, tenho cuidados com o tlm, mas chegar ao ponto de pensar, nao posso mete-lo no bolso pk ha a probabilidade de dobrar, para mim ja nao servia, pois o tlm é para me servir a mim e nao eu ao tlm, quando digo isto nao para Iphones mas para todas as marcas e modelos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso há uns 2 anos que me habituei a guardar o smartphone num dos bolsos da frente sem mais nenhum objecto para não se riscar, sendo o outro bolso para tudo o testo (chaves e companhias). Mas além do smartphone ter o seu bolso também viro sempre o ecrã para dentro pois desde que tive o Galaxy Nexus com o vidro do ecrã ligeiramente concavo adapta-se melhor anatomicamente a ter o vidro encostado à perna, mas outra coisa que também mudei em determinada altura é meter a camara virada para baixo, pois a última coisa que quero é meter uma dedada na lente quando vou tirar o tel do bolso para tirar uma foto de um imprevisto que não pode esperar, inicialmente virava para cima porque normalmente no fundo dos bolsos é onde pode acumular areias e mais sujidade/pó que não é nada bom se entrar para dentro da câmara, mas penso que hoje em dia as câmaras são razoavelmente seladas e é preferível ter a garantia que não vai levar uma dedada no momento que antecede cada foto, pois a lente suja pode fazer uma diferença enorme na qualidade de imagem (conforme a direcção da fonte de luz), mesmo assim limpo muitas vezes o vidro da câmara do meu Nexus 5 à roupa e até agora tem-se aguentado bem, deve ter uma protecção de safira ou qqc assim pois mesmo esfregando com bastante pressão diariamente umas 5 ou 10 vezes, ainda não tem quaisquer riscos visiveis (o vidro ser grande também ajuda a limpar mais fácilmente o centro).
      Agora esta historia dos iPhones deve fazer comichão a muita gente que o considera um objecto perfeito (e indestrutível por ser metal) mas se o hardware tem estas vulnerabilidades, certamente não será pelo software que vai atrair a atenção de um Nexus fan...

      Eliminar
    2. Coloco o meu no bolso exactamente do mesmo modo, não só por essas razões, mas também porque é a forma imediata com que uma pessoa o tira do bolso e usa, ou seja, se não estiver nessa posição(virado para baixo com o ecrã virado para a perna) tornar-se-á difícil de "operá-lo" imediatamente e apenas com uma só mão assim que o puxámos para fora...

      Quanto à reserva de um bolso apenas para o Smartphone e nada mais também estou plenamente de acordo. Até quando vai em viagem sob algum compartimento da viatura, tenho o devido cuidado de o não colocar em superfícies rígidas ou ásperas e muito menos com objectos que possam "roçar" no mesmo... :)

      Deve ser por isso que não tenho o hábito ou necessidade de comprar capinhas ou películas de vidro para a protecção dos equipamentos, até porque a beleza natural é a mais bonita... e como geralmente os meus são sempre Nokia´s, mesmo em quedas aparatosas(como já ocorreu) é difícil que algo com gravidade lhes aconteça... hehe. :)

      Eliminar
  3. Estamos em tempos de ecrãs curvos... não vejo qual o problema. :)

    Agora a sério, se a Apple tiver que substituir, a curto/médio prazo, boa parte dos aparelhos Iphone 6/6Plus que já vendeu(pelo que li já corrigiram o modo de fabrico actual para evitar o problema), terá certamente um prejuízo considerável... mas pior de tudo é a mediatização do caso.

    Já o outro problema oriundo daquela parte plástica superior "das antenas" que envolve o dispositivo em que as mesmas absorviam a tinta dos jeans e que depois não mais saía, parece que foi só e apenas boato...

    ResponderEliminar
  4. Tinham feito o iPhone 6 e 6 Plus mais grossinho que além de não dobrar ainda levava uma bateria maior...

    ResponderEliminar
  5. O meu continua direitinho! Deve ser por não me sentar em cima dele...

    ResponderEliminar
  6. O meu ainda está como o comprei e utilizo sempre no bolso da frente das calças.

    ResponderEliminar