Há muito que o Gorilla Glass da Corning se tornou sinónimo de "descanso" para os utilizadores de smartphones e tablets, trazendo-nos touchscreens que são capaz de resistir a todo o tipo de abusos e acidentes. Com o novo Gorilla Glass 4, a empresa diz-nos ter-se concentrado em torná-lo ainda mais resistente às quedas.
Embora haja quem não abdique de usar películas protectoras de ecrã nos seus equipamentos, para a maioria das pessoas a protecção disponibilizada pelas mais recentes gerações de Gorilla Glass e vidros equivalentes é suficiente para permitir uma utilização despreocupada dos mesmos em todo o tipo de circunstâncias. Só que nem estes resistentes vidros são invulneráveis, e por vezes uma queda mais azarada resulta num ecrã estilhaçado ou rachado.
Bem a tempo de capitalizar na "barretada" do vidro safira da Apple, a Corning revela o seu novo Gorilla Glass 4, que duplica a resistência às quedas relativamente ao Gorilla Glass 3, e que deverá significar 80% de probabilidades de que o ecrã do vosso smartphone escape ileso a quedas de 1m de altura sobre superfícies rígidas.
... Certamente não irão faltar testes a comprovar (ou não) estes números assim que os primeiros equipamentos com este novo vidro chegarem às lojas.
É um bom espetaculo de marketing desta empresa dos EUA, assim como os Mythbusters também o fizeram com um Gorilla Glass (patrocinado pela Corning claro).
ResponderEliminarA questäo aqui näo é "ai o vidro resiste a quedas": a questäo aqui é se um vidro destes NO BOLSO ou MALA com virtualmente tudo (normal) que ponhas dentro (esferográficas de metal, moedas, pen USB, chaves de metal com dentes afiados, etc) fica intacto, ou seja, 100% sem riscos. Já para näo falar das míticas quedas num chäo de pedra cheio de pedrinhas minúsculas e areia.
A resposta é näo. Eu conheco muito boa gente que arrisca o seu telemóvel de topo (H8, S5, iPhone 5, etc) só com silicone para a parte de baixo, e ao fim duns meses o ecrä já tens riscos mais que suficientes para mandar para substituicäo de ecrä.
Exemplo: no Mythbusters eles testam com uma bola de tamanho semelhante a Ténis-de-mesa de metal e pesada e näo acontece nada. Também com umas chaves mas NÄO mostraram o ecrä, so se limitaram a dizer "ahh näo aconteceu nada" mas näo mostraram ou usaram uma chave de alguém externo;
Mais: quando o telemóvel cai näo só o vidro superficial tem que aguentar mas também o substracto da matriz LCD/AMOLED, e ainda que o vidro näo quebre (mas risca...) o substrato pode partir-se todo.
Daí que o meu Note 3 está imaculado depois de umas 3 - 4 quedas porque tem uma folha protectiva de boa qualidade E uma capa S-View. ZERO riscos em qualquer parte do telemóvel. O meu recém-chegado Note 4 também vai sofrer o mesmo tratamento :-)