2014/11/13

Notícias do Dia

Depois dos atrasos, o Android 5.0 já está a caminho dos Nexus do Google; a Microsoft passa o núcleo do .net a open-source; o novo Google Calendar para Android esqueceu-se da vista mensal e semanal; agradecer aos amigos torna-se mais simples com o Say Thanks do Facebook; uma pilha de 9V com WiFi que dá inteligência aos sensores de fumo; e descobriu-se que o iOS permite que pacotes de apps maliciosas possam substituir apps legítimas e enganar os utilizadores.

Seguem-se as notícias de hoje, e mais uma pergunta para o passatempo que esta semana te pode oferecer uma fita LED RGB de 5m - com telecomando a acompanhar.


MPAA lança Where to Watch - que mostra onde ver filmes legalmente


Milagre! A MPAA decidiu fazer algo que, surpreendentemente, é produtivo. Este Where to Watch é um site onde qualquer pessoa pode procurar pelos filmes e séries que deseja ver, e ser direccionado para os sites onde o poderá fazer de forma legal (via iTunes, Amazon, Netflix, etc.) Claro que ainda falta resolver o "pequeno problema" das restrições geográficas, mas... esperemos que seja um sinal de que a MPAA se esteja a adaptar aos novos tempos em vez de se agarrar a um passado cada vez mais insustentável.


A8X da Apple usa um GPU PowerVR octa-core


Que o A8X usado pela Apple no iPad Air 2 era um dos mais potentes chips da actualidade, isso já se sabia; mas afinal parece que é ainda melhor do que se suspeitava. Embora os resultados iniciais apontassem para a utilização de um GPU com 6-cores (PowerVR GX6650), afinal veio-se a descobrir que se trata de um GPU octa-core, que parece ser de concepção exclusiva da Apple. Tal como a Apple tem modificado os CPUs ARM para criar os seus chips específicos, parece que agora também se vai expandido para os GPUs.


Ok Google vai poder pesquisar dentro das apps

Com o Android Lollipop as pesquisas de voz via "Ok Google" tornam-se mais práticas que nunca, pois poderão ser feitas mesmo enquanto se está dentro de uma app. Mas para além disso nos permitir obter respostas a coisas como o estado do tempo, câmbios, conversões (e muito mais) sem ter que sair da app em que estamos; será possível usar os comandos e pesquisas por voz para interagir com as próprias apps. Por exemplo,  poderemos usar o "Ok Google" para pesquisar por filmes ou actores usando a própria app do IMDB (mas será necessário que as apps tirem partido desta nova funcionalidade.)

"OK Google"... e para quando teremos isto a trabalhar em português?




Philae "saltitou" no cometa antes de aterrar


Aterrar num cometa não é tarefa fácil, e embora o pequeno módulo Philae o tenha conseguido fazer, há dúvidas quanto à viabilidade futura da missão. É que o mesmo "saltitou" no cometa, devido à sua gravidade reduzida, afastando-o para uma zona onde poderá não ficar iluminado durante tempo suficiente para manter a carga usando os seus painéis solares. E para além disso ainda falta esclarecer se o módulo estará correctamente orientado, ou "deitado" sobre um dos lados, o que tornaria as coisas ainda mais complicadas. Uma situação a acompanhar nesta missão Rosetta da ESA.



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



3 comentários:

  1. o link do where to watch reencaminha para a noticia do A8X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido... o Chrome tem andado cada vez mais esquisito nos copy-paste... :(

      Eliminar
    2. nada bate o microsoft Lync nos copy-paste xD

      Eliminar