2014/11/08

Rosetta prepara-se para largar Philae no cometa


Não poderíamos entrar no mês de Novembro sem relembrar o grande acontecimento espacial deste mês, e que se tornará num momento histórico não só para a História espacial como para a da nossa própria civilização: a primeira aterragem num cometa.

A sonda espacial Rosetta, depois de passar uma década a viajar pelo espaço, está finalmente em órbita do cometa que tinha por destino (67P/Churyumov–Gerasimenko) e prepara-se para dar início à fase seguinte desta aventura, o lançamento do módulo Philae, que irá aterrar na superfície do cometa e recolher a máxima quantidade de dados possível.


Embora este não seja o primeiro contacto de um veículo terrestre com um cometa (o Deep Impact chocou propositadamente com um em 2005, também com o objectivo de recolher dado), será a primeira aterragem controlada - e a "aventura" está agendada para o próximo dia 12 de Novembro. Vai ser seguramente um evento a não perder; e resta-nos esperar que tudo corra como previsto nesta última fase crítica da missão.

O Philae tem baterias que lhe garantem uma autonomia de 64h, e a partir daí tudo dependerá da capacidade dos seus painéis solares o conseguirem manter em funcionamento (dependendo do pó, exposição, etc.) Algo que poderá ser maximizado pela aproximação do cometa ao Sol... mas que por outro lado faz com que lá para Março de 2015, a temperatura se torne excessiva para o seu funcionamento (caso dure até lá).

Mas mesmo depois do pequeno Philae ter cessado operações, a Rosetta, em órbita do comenta, continuará a acompanhá-lo e a registar a sua crescente actividade durante os meses em que essa aproximação ao Sol será feita... e depois quando se voltar a afastar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)