2014/12/19

As estranhas contas de "sumir" dos estúdios de Hollywood


Os grandes estúdios de Hollywood fazem todos os possíveis e impossíveis por pintar um panorama desolador em torno da questão dos downloads "ilegais" na internet, e de como isso prejudica os artistas. O que parecem não querer dizer é que eles próprios já se encarregam de os prejudicar sem ajuda de qualquer "pirata".

Para exemplificar temos o caso do actor que deu vida ao célebre Darth Vader, e que passados todos estes anos ainda não recebeu um único dólar sobre os direitos do filme "Return of the Jedi", que já arrecadou mais de 470 milhões de dólares.

Os estúdios não são - como muitas vezes se tentam fazer passar - empresas que promovem as artes e cultura, mas sim máquinas de fazer dinheiro. Como tal, recorrem a todas as técnicas para maximizar os seus lucros, e que no caso dos filmes passa por criarem uma empresa independente para cada filme que fazem. Depois... é só jogar com os números.

Em Return of the Jedi, todos os lucros que o filme fez serviram apenas para pagar as contas que foram apresentadas pelo próprio estúdio, fazendo com que ainda hoje sejam enviadas cartas ao actor dizendo que "lamentamos informar que o filme não deu lucro e portanto não temos nenhum valor para lhe enviar." E não se pense que as coisas mudaram nas últimas décadas. Para o filme "Harry Potter and the Order of the Phoenix", um dos filme com maior receita da última década, o resultado foi um "prejuízo" de 167 milhões de dólares - depois da Warner Bros ter cobrado 350 milhões pela distribuição, publicidade e demais "custos" de promoção do filme.


... Depois o problema são os serviços de streaming que querem pagar pouco pelos direitos de exbição, certo?

7 comentários:

  1. Por estas e por outras é que só vou ao cinema de longe a longe, acabei de ver um filme que ainda há pouco estava no cinema, não paguei as vacas ao dono nem tive de estar numa sala com idiotas, preferi ver em minha casa confortável sem incomodar ou ser incomodado, sem ser obrigado a ver traillers e publicidade, não tive de ir para filas num shopping à sexta cheio de malucos a gastarem o que não têm, vi em FHD com os meus auscultadores e com a internet gratuita da mesma empresa que explora os cinemas. Peço desculpa aos artistas mas não seria o dinheiro do meu bilhete que iria encher os vossos bolsos e acrescento que muitos filmes não valem o dinheiro do bilhete, a culpa é do produtor ou do argumentista ou do estúdio? Não sei nem quero saber mas é a verdade. Bom fim de semana a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "muitos filmes não valem o dinheiro do bilhete"

      Lá isso é verdade.
      Já agora, de acordo com as leis do consumidor, sendo isto um serviço, eu se não gostar do filme posso pedir o dinheiro de volta? Ou se o filme não for o que o fizeram parecer nos trailers?

      Eliminar
  2. Deviam criar um sistema de torrents legal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem te disse que o sistema de torrents é ilegal!??!?!?!??!
      Vamos tornar a feira ilegal também?! É que lá também encontras DVD's pirateados.
      Aliás, vamos tornar os shoppings ilegais, não vá alguém lembrar-se de vender droga no parque de estacionamento.

      Torrents, é apenas uma tecnologia, um meio de transmitir/trocar informação, partilhar ficheiros.

      Eliminar
    2. Quem faz filmes é que devia ter um sitio legal

      Eliminar
    3. Ah ok :)
      Lá fora tens o Netflix e afins, já ajuda.

      Eliminar
    4. Actualmente prefiro o wareztuga pela quantidade e o popcorn-time pela qualidade.

      Eliminar