2014/12/04

Google para crianças chega em 2015


O Google já tem algumas opções para manter conteúdos "não seguros" longe dos olhares dos utilizadores, mas quando se tratam de crianças todos os cuidados são poucos, e por isso o Google está a preparar o lançamento de versões dos seus serviços mais populares para os mais pequenos, já em 2015.


Esta remodelação "infantil" irá certamente começar por serviços como a pesquisa, YouTube, Gmail, e destina-se a tornar estes serviços mais apelativos para os utilizadores com 12 anos ou menos. Para além das questões de segurança, espera-se que esta remodelação traga também ferramentas de controlo parental que permitam aos pais definir regras quanto à sua utilização (tempo máximo, etc.)

Mas o Google diz que não será esse o objectivo principal, mas sim ajustar os resultados das pesquisas àquilo que uma criança poderá estar interessada, de modo a promover a sua criatividade e desenvolvimento.

Seja qual for o objectivo, o que é certo é que se trata de uma manobra estratégica de importância fundamental. Conseguir atrair os mais pequenos para que usem os serviços do Google é meio caminho andado para que no futuro o continuem a fazer, da mesma forma que muita gente hoje em dia continua fiel ao Windows por ter sido o primeiro sistema operativo que conheceu e com o qual cresceu ao longo dos anos... Claro que nada disso invalida que a evolução nos leve por outros caminhos ainda imprevistos, mas em termos de planeamento, parece-me uma excelente aposta por parte do Google.

1 comentário:

  1. Por acaso já fazia falta a possibilidade de os mais pequenos terem a sua conta para acesso ao Google Play e outras coisas relacionadas. Pois segundo o Google, a idade mínima para ter uma conta é os 13anos (já com limitações) mas depois temos o contra senso dos tablets low-cost que mesmo para os que ainda não sabem ler, são muito fáceis de utilizar, pois é só tocar nos bonecos que aparecem no ecrã - muito mais intuitivo que usar um rato ou touchpad...

    ResponderEliminar