2015/02/23

OLPC também aposta no conceito modular para prolongar longevidade


O projecto OLPC (One Laptop Per Child) parece ter ido buscar inspiração ao projecto Ara de smartphones com componentes modulares, e também quer apostar na mesma técnica para prolongar a sua longevidade e reduzir os custos.

Este OLPC XO-Infinity não só continua a ser um "transformável" que pode funcionar como portátil ou tablet, como permitirá trocar componentes sempre que for necessário, de forma fácil e simples - provavelmente acabando com a tradição de que nos portáteis, só se podia mexer em coisas como discos e memórias.

Como sempre acontece com este tipo de sistemas, as potencialidades são imensas, de equipamentos que poderão ir sendo actualizados ao longo do tempo, ou "afinados" de modo a melhor se acomodar ao tipo de uso que o utilizador quer fazer no momento (maior autonomia com pack reforçado de baterias; câmara melhorada, para quando se quer captar imagens; etc.)

Mas... penso que o melhor seria mesmo começar já a trabalhar-se num sistema modular universal. Porque motivo não devermos poder usar os módulos concebidos para um smartphone (como câmaras, por exemplo) num tablet ou portátil, ou até num televisor ou noutros equipamentos inteligentes? Isso sim, iria permitir reduzir custos de forma global, em vez de nos arriscarmos a ter centenas ou milhares de componentes modulares... mas que só funcionam para os produtos de determinada plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)