2015/02/23

Há cada vez mais utilizadores "efémeros" no Twitter?


Ainda recentemente falamos dos riscos de uma idade das trevas digital que poderá invalidar arquivos históricos para os próximos milénios; e há quem faça questão de fazer precisamente o oposto, e garantir que são eliminadas todas as coisas que pensam não ser meritórias de serem preservadas.

Vivemos numa altura em que a grande maioria dos utilizadores se preocupa em manter os seus dados digitais em segurança (mesmo que para isso confiem quase exclusivamente "na cloud"), mas há quem ache que nem tudo o que se faz ou diz será merecedor de ficar registado para a posteridade. No twitter parece haver um conjunto crescente de pessoas que faz questão de eliminar os seus tweets ao final de alguns dias, libertando-se do "peso" crescente que todo esse historial poderia representar.

Se haverá redes sociais onde a manutenção da nossa história poderá ser promovida e incentivada, registando momentos marcantes da nossa vida ou servindo como um diário, no Twitter o conceito é muito mais imediato, e onde por vezes também se realizam conversas no momento. Para estas pessoas, estas coisas são o equivalente a conversas que se têm num café com amigos, ou de pensamentos fugazes que poderiam rabiscar num guardanapo, e que não deverão ficar imortalizadas na internet (embora, mesmo eliminando-as, não impede que as mesmas continuem a ser registadas por outros serviços que tentam manter esse mesmo histórico).

Caso decidam aderir a este movimento, o script que faz esta eliminação automática de tweets permite configurar o prazo de validade dos tweets, manter tweets que tenham sido marcados como favoritos por determinado número de pessoas, e até guardar um backup dos mesmos no Dropbox... não vá ser necessário ir repescar algum deles que até poderia ser algo verdadeiramente genial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)