2015/03/27

Análise ao Motorola Moto E 4G


O Motorola Moto E é um dos nossos smartphones recomendados, sendo imbatível naquilo que oferece naquela gama de preços, e por isso era com enorme curiosidade que esperávamos a chegada da sua actualização: o novo Moto E 4G. Estará este novo Moto E à altura do seu nome de família? É isso que vamos ver.



O Moto E 4G


O Moto E 4G tem um ecrã de 4.5" (960x540) com Gorilla Glass 3 e tratamento oleofóbico, tem um CPU Snapdragon 410 quad-core a 1.2 GHz, 1GB de RAM, 8GB de flash+microSD, câmara de 5MP e frontal VGA, e bateria de 2390mAh. Como vai acontecendo com outros modelos low-cost, não esperem ver um carregador na caixa...


Uma coisa que se sente desde o primeiro momento é a sua "solidez", factor que também será certamente influenciado pelo seu seu peso algo elevado, de 145g.

[Moto E 4G, Nexus 5, Nexus 6]

A câmara


Sendo um smartphone que poderá ser encontrado por pouco mais de 100 euros, não se podem esperar milagres da sua câmara de 5MP. Ainda assim não podemos deixar de estranhar a ausência de um flash, que faz com que os resultados sejam "para esquecer" assim que a luminosidade começa a decrescer.





Em Funcionamento


Uma das grandes mais valias do Moto E 4G, tal como acontecia com o seu antecessor, é o facto de vir equipado de origem com o Android Lollipop praticamente inalterado. As alterações resumem-se à inclusão de algumas apps e funcionalidades adicionais da Motorola.


Mesmo não tendo um ecrã AMOLED como outros "Moto", o Moto E também conta com a funcionalidade que nos permite espreitar as notificações dando-lhe um pequeno toque enquanto ele está desligado; e a isto juntam-se coisas como gestos que permitem saltar directamente para a câmara rodando o pulso, ou a capacidade para ele aprender com os nossos hábitos para saber quando deverá manter o silêncio, etc.

De resto, mesmo não se podendo comparar a um smartphone com um CPU topo-de-gama, o Moto E mexe-se bastante bem para um smartphone de baixo custo (e para isso contribui a presença do Lollipop sem "extras") embora por vezes não consiga evitar algumas hesitações.




Apreciação final


O primeiro Moto E já se tinha tornado num sucesso de vendas, podendo ser considerado um autêntico "mini-Nexus" que nos oferece um Android sem extras indesejados (e com garantia de actualizações - embora possam ser um pouco demoradas) e este Moto E 4G vem continuar essa tradição mesmo se o facto de agora ter 4G inflacionou um pouco o seu preço (o Moto E já pode ser encontrado nas lojas nacionais, com preços abaixo dos 140 euros.)

O que importa é que este Moto E continua a ser um smartphone altamente recomendado para quem quer um Android decente sem gastar muito dinheiro, e a sua principal concorrência acaba por ser o seu irmão Moto G, que por menos de 200 euros fica "relativamente" próximo e já trata das lacunas deste modelo (melhor resolução, câmara, etc.) Seja qual for a opção, quem optar pelo Moto E 4G não se irá arrepender.



Motorola Moto E 4G


Prós
  • Preço
  • Android Lollipop
  • Robustez

Contras
  • Ausência de flash
  • Qualidade das câmaras
  • Ausência de carregador


Galeria de imagens





3 comentários:

  1. É pena que não haja uma flip cover oficial para este modelo.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, tendo em conta o preço e o hardware, estou muito satisfeito com o equipamento.
    O principal ponto negativo é mesmo o peso.

    ResponderEliminar
  3. O meu veio com carregador. Talvez isso tenha haver com a versão, já que o meu é o Moto E 4G DTV Colors.

    ResponderEliminar