2015/03/29

Chrome OS Beta reforça aposta no Google Now


Por cá ainda não temos sentido o impacto dos Chromebooks e do Chrome OS, mas esta é uma área em que o Google não tem parado de fazer melhoramentos, e onde a versão beta que está para chegar durante esta semana nos permite ver o caminho que o Google tem traçado para esta sua plataforma.

Não entrando nas discussões sobre se o Chrome OS não deveria ser integrado dentro do Android, este sistema que se veio tornar naquilo que muitos já vinham a defender há muito (de que, para quem já passa a maioria do seu tempo dentro do browser, fará sentido que seja o browser a tornar-se no "sistema operativo") vai ganhando adeptos.

E sendo essa a sua filosofia, faz por isso todo o sentido que o Chrome OS ganhe também todos os melhoramentos a que o Google já habituou os seus utilizadores Android, como é o caso do Google Now e do Material Design.


O Google vai começar a testar o novo Chrome Launcher 2.0 no Chrome OS beta a partir desta semana, e onde temos direito não só às apps mais recentes como a uma caixa de pesquisa e todas as cards do Google Now que serão pertinentes para o momento, como já faz nas restantes plataformas. E faz antever que possa ser esse o caminho para onde o Chrome nos desktops se dirigirá.



Dando um salto ao gestor de ficheiros também vemos que o Google já começou a aplicar o seu atractivo Material Design ao Chrome OS (mas infelizmente, ainda só o fez a esta app - embora se compreenda que se tenha que começar por algum lado e não se pode fazer tudo de uma só vez; para além de que, estamos a falar do canal beta, que é para quem gosta de experimentar este tipo de coisas.)

Mas temos também outros melhoramentos, como a capacidade para abrir ficheiros ZIP protegidos por password; e para quem anda regularmente a saltar entre diferentes fusos horários, irá também apreciar a nova capacidade do Chrome OS de automaticamente acertar a hora com base na localização.

Embora o Chrome OS ainda falhe nalguns aspectos que são críticos para algumas pessoas (eu sou fã, mas reconheço a falta de coisas como um editor de vídeo) aos poucos vai-se tornando cada vez mais atractivo para todos os que não sentirem falta de nada mais que um browser na sua vida. E só o descanso de saber que, em caso de avaria ou troca de máquina, basta introduzir o seu email e password num novo dispositivo Chrome OS para que tudo fique tal como estava - sem chatices de reinstalações, limpezas de crapware, afinações e optimizações do sistema, etc. - é algo que por vezes pesa mais do que as desvantagens que existam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)