Boas notícias para os utilizadores do Chrome que se sentiam frustrados com a sua "resposta" ao toque; o Google reconsiderou a sua posição e vai implementar os Pointer Events promovidos pela Microsoft.
Era bom pensar que a web fosse um campo pacífico onde todos se dessem bem; mas infelizmente é uma autêntica selva onde diferentes grupos e empresas tentam fazer as coisas à sua maneira - esperando que eventualmente isso venha a ser considerado o "standard". Uma dessas guerras tem a ver com a forma como os browsers lidam com os gestos, e actualmente há dois grandes concorrentes: os Touch Events, desenvolvidos pela Apple; e os Pointer Events, desenvolvidos pela Microsoft.
Os Touch Events são usados no Safari e também eram o sistema que o Google estava a usar no Chrome; mas o Google vai agora alinhar com a Mozilla e Opera e adoptar os Pointer Events da Microsoft que entretanto se tornaram no standard promovido pela W3C - um claro retrocesso face à sua posição inicial, em que apostou na solução da Apple.
A questão é que os Pointer Events criados pela MS são uma solução mais versátil e eficiente, e que contempla desde logo a existência e diferenciação de coisas como o ponteiro de um rato, o toque com um dedo, ou o toque com uma caneta - coisas que não são possíveis de fazer com o Touch Events.
Os Pointer Events têm outras vantagens técnicas que permitirão fazer com que o Chrome se torna mais agradável de utilizar e com respostas mais imediatas aos toques; mas a implementação dos Pointer Events não significa que o Google irá abandonar os Touch Events - referindo que espera conseguir manter os dois a funcionar lado a lado sem prejuízo para os utilizadores.
Uma vitória para os "standards"... que agora deixam a Apple e o seu Safari isolados (a Apple tem-se recusado a adoptar os Pointer Events.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Agora era só diminuírem o consumo de RAM pelo Chrome.
ResponderEliminarAgora era só diminuírem o consumo de RAM pelo Chrome.
ResponderEliminar