2015/03/05

Google prepara Android Wear para iOS?


Depois de recentemente termos visto um projecto que permitia utilizar um smartwatch Android Wear com um iPhone, eis que surge o rumor de que o próprio Google se poderá estar a preparar para o fazer de forma oficial, disponibilizando uma app do Android Wear para iOS.

Já por várias vezes já referimos o triste panorama actual onde, em vez de se promover a interoperabilidade (algo tão em voga, e essencial para a chamada "Internet of Things") nos deparamos com dispositivos e plataformas que se vão fechando cada vez mais sobre si mesmo. Certamente não faltarão possuidores de iPhones que gostariam de poder usar um LG Watch R, ou um Moto 360, que actualmente dependem da presença de um smartphone Android para serem funcionais.

Este rumor de que o Google irá permitir a utilização do Android Wear no iOS poderá não passar de apenas uma esperança inventada por alguém, mas não seria descabido. O Google não tem problemas em disponibilizar todas as suas apps e serviços no iOS, e o Android Wear não seria uma excepção. Aliás, o iOS até permite que a apresentação das notificações fosse feita de forma relativamente simples - embora outras funcionalidades, como notificações com respostas interactivas, e comandos de voz, poderiam ter que ficar de fora.

Falta saber se o Google acha que vale a pena investir recursos na criação de uma app que poderá dar apenas um acesso limitado aos dispositivos Android Wear, ou se este poderá acabar por ser o primeiro passo para o seu afastamento do iOS. Estão a imaginar o que aconteceria se o Google deixasse de disponibilizar as suas apps para iOS (ao estilo do que faz com o Windows Phone)? Embora o iOS ainda represente muitos milhões de utilizadores, o seu número vai ficando cada vez mais reduzido face aos dispositivos Android... e aposto que muitos não hesitariam em seguir o Google para o campo do Android caso isto viesse a acontecer. (Embora também não se pudesse ignorar a outra parte da questão - que os utilizadores iOS passariam a dar mais uso a emails, clouds, motores de busca, e tudo o mais... de serviços concorrentes.)

1 comentário:

  1. Creio ser difícil o Google abandonar o iOS, pois o que o Google tem como maior receita é a publicidade e esta não pode ignorar milhões de utilizadores com poder aquisitivo suficiente para adquirir dispositivos Apple. É como se a Michelin pertecencesse à Renault e deixasse de vender pneus para Audi, BMW e Mercedes. Em segundo lugar eu duvido que alguém deixasse de utilizar iOS por não ter serviços Google. Era bem mais factível deixarem de utilizar os serviços Google.

    ResponderEliminar