2015/03/25

Google prepara pagamentos de contas via Gmail


O Google já tem em funcionamento um sistema de envio de dinheiro via Gmail nalguns países, e agora prepara-se para dar o próximo passo: permitir usar o Gmail para se pagarem as contas recorrentes mensais.

Este serviço, que por agora tem o nome de código "Pony Express" pretende simplificar o processo de receber e pagar contas sem ter que se sair do Gmail. Em vez de receber um simples aviso por email a dizer que tem que pagar determinada conta até ao dia X, passaria a ser possível tratar logo do pagamento sem ter que sair do Gmail - evitando aqueles esquecimentos que muitas vezes acontecem quando se diz "mais logo trato disso".

É certo que por cá temos mais o hábito de recorrer a sistemas de débito directo (mesmo se até permitem fazer os pagamentos com NIBs errados), mas ainda assim há muitas situações em que os portugueses preferem receber a conta "à moda antiga" e só depois efectuarem o pagamento manualmente, para evitarem potenciais surpresas desagradáveis. Neste sentido, sem dúvida que um sistema de pagamento simples directamente a partir do email seria bastante atractivo.

Por outro lado, já se pode imaginar também o potencial para abusos que inevitavelmente surgiria. Se hoje em dia por vezes já é difícil detectar emails falsos de phishing; imaginem só o perigo de se poder receber uma conta para um pagamento "urgente"... que afinal é um email falso onde o dinheiro vai para alguém indevido? Imagino que o Google terá pessoas mais inteligentes que a Ola Cabs a tratar das questões de segurança deste serviço, mas... seria algo que gostaríamos de ver explicado, para ficarmos mais descansados. De qualquer forma, não me parece que algo deste tipo chegue até cá a curto prazo (se nem sequer a simples transferência de dinheiro entre utilizadores Gmail cá chega.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)