2015/03/28

Uma caixa de 6 velocidades feita em LEGO


A maioria das pessoas poderá ter as noções básicas de como funciona um motor de um automóvel, mas passe-se para outros elementos mecânicos - como um diferencial - e as coisas rapidamente começam a sair do domínio do conhecimento público. Hoje vamos falar de caixas de velocidades, e o melhor remédio... é construir uma, em LEGO.

Hoje em dia temos a facilidade de poder ter informação sobre tudo à distância de uma pesquisa na internet, e não haver falta de vídeos e artigos que nos ajudam a perceber como as coisas funcionam. Mas mesmo assim, nada consegue explicar melhor o funcionamento de algo, do que sermos nós próprios a criar isso de raiz. Uma caixa de velocidades não é algo que se pensasse poder ser feito "em casa", mas graças à versatilidade dos LEGO, é possível e vai servir para tirar todas as dúvidas que possam ter.

Este projecto que vos trago hoje hoje consiste numa caixa de 6 velocidades, cujas instruções podem descarregar gratuitamente.

Assim, não só poderão dissecar todos os seus detalhes, como poderão ter uma caixa de velocidades "aberta" à frente dos vossos olhos, que revelará tudo aquilo que se passa num automóvel quando carregam na embraiagem e seleccionam outra velocidade. É algo que em breve se poderá tornar desnecessário graças aos motores eléctricos (como aliás já faz o Koenigsegg Regera) mas nem que seja por pura curiosidade... vale sempre a pena espreitar a magia destes mecanismos mecânicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)