Quem tiver oportunidade de poder usar um sistema em que basta tocar com o dedo num sensor para substituir a introdução de uma password saberá o "descanso" que isso proporciona. E para o Windows 10 que chega este Verão, a Microsoft parece estar empenhada em integrar esse descanso de raiz no seu sistema, com o novo Windows Hello.
O Windows Hello é o sistema de reconhecimento biométrico que poderá autenticar o utilizador de forma imediata usando uma diversidade de métodos (em função dos sensores disponíveis em cada equipamento) como: impressões digitais, reconhecimento facial (que não se deixa enganar por fotos), reconhecimento dos olhos, etc.
Segundo as intenções da Microsoft, a ideia é dispensar os utilizadores do trabalho de memorizarem passwords - ou reduzir drasticamente a dependência nisso - e este mesmo sistema poderá expandir-se a muitos outros serviços para além do próprio Windows e apps da Microsoft, voltando a usar o seu "Passport" que servirá de autenticação em progamas, sites, redes, e tudo o mais.
Ainda assim, e como já se sabe que nestes temas da segurança, o melhor é não impor nada a ninguém, a MS vai deixar que tanto o Windows Hello como o Passport sejam sistemas "opt-in", em que terá que ser o utilizador (ou administrador da rede, no caso de empresas) a decidir utilizá-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)