2015/03/18

Apps na Play Store passam a ter classificação etária e verificação por pessoas


A Apple é conhecida por fazer (ou dizer que faz) uma aprovação manual de todas as apps que entram na App Store, e que por vezes parece ter regras algo aleatórias; e agora o Google também adopta um método idêntico, mas com maior foco no tratamento das "excepções".

Em vez de ter um "batalhão" de pessoas que teriam que testar exaustivamente cada app, o Google continua a recorrer aos seus sistemas de análise automática das apps, que é capaz de detectar conteúdos maliciosos e outros elementos potencialmente problemáticos (sujeito a direitos de autor, imagens de cariz sexual, etc.) sem que seja necessária intervenção de qualquer operador. Isso facilita imenso o trabalho dos responsáveis pela aprovação de cada app, que assim podem concentrar-se apenas nas coisas que os sistemas automatizados não conseguem detectar.

Para além desta aprovação manual, as apps passarão também a ter classificação etária de acordo com a região apropriada. Isto permitirá rapidamente ver se um jogo é realmente aconselhado para uma criança, ou se poderá conter elementos que aconselham cautela adicional. Isto das classificações etárias é algo que a mim me causa enorme confusão...  (e aconselho a todos que espreitem o documentário "This movie is not yet rated") mas não me custa nada aceitar que existam - se se limitarem a ser meramente indicativas. Se o Google achar que lhe cabe a ele não permitir que um utilizador faça o download de uma app por ser imprópria para a sua idade... então começamos a entrar em áreas bem mais complicadas...

Para os developers, fica também a promessa de que terão acesso a informações mais descritivas sobre o processo de aprovação da sua app na Play Store, permitindo a resolução de eventuais problemas mais rapidamente.

1 comentário:

  1. Fazem muito, mas não colocam algo tão simples como:
    Filtrar por país.
    Já resolvia metade dos problemas com a Store, ignorar lixo chinês.

    ResponderEliminar