2015/06/23

Google lança modalidade Google Play Music gratuita


Bem a propósito da polémica com os três meses de música gratuita do Apple Music, eis que o Google consegue adiantar-se à Apple e fazer aquilo que o Spotify já faz: ter uma modalidade completamente gratuita do Google Play Music, com recurso à publicidade.

Não terá sido coincidência que o Google tenha lançado esta modalidade gratuita a poucos dias da estreia do Apple Music; mas de qualquer forma podemos dizer que já seria algo esperado, para fazer face ao Spotify - que tem sido a "referência" sempre que se fala em serviços de streaming de música.

A esperança do Google é precisamente a mesma do Spotify: de que ao utilizarem o serviço as pessoas se convençam de que vale a investir uns euros e optar pela versão paga. No entanto, mesmo para os utilizadores que não paguem, continua a estar disponível o espaço gratuito para que possam lá colocar até 50 mil músicas que já tiverem nas suas colecções.

Por agora o serviço Google Play Music gratuito estreia-se na web e apenas para os EUA, mas ficará em breve disponível nas apps Android e iOS, e posteriormente será também alargado a mais países (infelizmente o Google não adianta qualquer data para isso... pelo que... Spotify!)


1 comentário:

  1. Convém referir que esta modalidade funciona como stream de radio online. É possível escolher uma música especifica, mas com algumas restrições.

    Ver aqui descrição do modo de funcionamento: http://officialandroid.blogspot.pt/2015/06/play-music-ad-supported.html

    A procura de músicas/artistas/albuns específicos pode ser feita directamente nos conteúdos pré-definidos e escolhidos pela Google, ou através de pesquisa. Nesse caso, o sistema cria uma estação de radio on-the-fly com músicas/artistas semelhantes ao termo pesquisado.

    ResponderEliminar