2015/06/03

Tim Cook promove a encriptação e privacidade... e ataca (in)directamente Google e Facebook


Bem sabemos como as questões da privacidade e segurança da informação estão no topo da actualidade, e agora coube a Tim Cook agitar ainda mais a situação, a propósito de um galardão que lhe foi atribuído por um centro de investigação que promove a privacidade online.

Foi a primeira vez que o EPIC atribuiu um prémio a uma pessoa do mundo comercial - normalmente sendo atribuídos a investigadores de segurança e pessoas que batalham pelos direitos digitais, e Tim Cook não deixou passar a ocasião para "agitar as águas".

Tim Cook relembrou a importância dos utilizadores terem total controlo sobre os seus dados, e a garantia de que os mesmos são seus e não são usados pelas empresas; não faltando a alusão de que inúmeros serviços populares neste momento, que oferecem tudo "gratuitamente", apenas o fazem para obter o máximo possível de informação sobre os utilizadores, de modo a poderem usá-la para fazerem dinheiro à custa deles. E prosseguindo, dizendo que um dia os utilizadores irão ver realmente como estão a ser usados.

Claro que, pelo outro lado, não faltaram as referências de que a Apple não recorre a estas tácticas; que prefere cobrar pelos serviços que tem que cobrar, não fazendo dinheiro à custa das informações obtidas com o aliciamento dos serviços gratuitos.

Exagerado ou não, acho que todos já estarão conscientes, em maior ou menor grau, de que os serviços gratuitos implicam invariavelmente contrapartidas, quer sejam imediatamente visíveis ou não. A grande questão será fazer uma decisão informada sobre o que realmente se está a perder, ou a ganhar, quando se opta por um serviço gratuito ou um serviço pago - sendo que não fica garantido que um serviço gratuito vá obrigatoriamente abusar das nossas informações; nem que pelo facto de um serviço ser pago... não o fará.

5 comentários:

  1. Dor de cotovelo pelo novo Google Photo

    ResponderEliminar
  2. A também Apple deve ser das poucas que não precisa de vender as informações... Basta um bocado de "engenharia social" para capturar as contas e dados pessoais.

    A vulnerabilidade no iCloud não tinha sido já reportada à Apple antes dos escândalos?

    Quem vai pagar quando pode hackar tão facilmente? ( :

    ResponderEliminar
  3. O Google Photo está muito bom enquanto serviço e software e o serviço de fotos da Apple deixa muito a desejar, mas quando vamos ver os termos de utilização do Google Photo ficamos de cabelos em pé. Literalmente os direitos sobre as nossas fotos passam para eles. Estou muito reticente em fazer o meu backup de fotos pessoais para lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de modificar a foto! Backup de fotos é pagar uma cloud. Amazon Cloud Drive com espaço ilimitado por 12$/ano e com suporte para ficheiros RAW. Só é pena a velocidade de upload...

      Eliminar
    2. A velocidade de upload do google photo é fantástica e free.

      Eliminar