2015/07/07

BBC revela o Micro:bit um micro-computador gratuito para todas as crianças


Várias décadas depois do BBC Micro, a BBC volta a apostar na tecnologia e na formação das novas gerações, desta vez com um micro-computador mais compacto... e gratuito.

O Reino Unido tem sido ponto de origem de grandes revoluções tecnológicas. O BBC Micro foi responsável por criar várias gerações de programadores, com efeitos que ainda hoje se fazem sentir; foi também o berço do nosso bem conhecido ZX Spectrum; e mais recentemente do popular Raspberry Pi.

É com este último que este Micro:bit da BBC terá mais semelhanças, pois trata-se de um pequeno computador de tamanho idêntico ao de um cartão de crédito, e que inclui uma série de LEDs, botões e sensores - tudo o que é preciso para que rapidamente se possa começar a "brincar". Não falta uma ficha microUSB e Bluetooth LE, assim como 5 pinos de I/O estrategicamente colocados num dos lados da placa, e que podem ser facilmente ligadas com um garra de crocodilo ou fichas de 4mm (a opção de ter uma bateria de relógio integrada, que se viu num protótipo, ficou de fora - o que obriga a utilizar um pack de baterias externo se o quiserem usar em modo "portátil"). A programação será feita a partir de um website onde será possível simular o funcionamento dos programas, antes dos mesmos serem transferidos para as placas.

A BBC diz que este Micro:bit não pretende ser um concorrente do Raspberry Pi nem dos Arduino, mas sim um complemento para cativar o interesse das gerações mais novas, e servir de semente para um futuro com pessoas mais educadas tecnologicamente. E para isso, vai oferecer um destes Micro:bit anualmente, a todas as crianças no 7º ano escolar (11-12 anos).

... Para quem já não estiver nesta idade, será uma questão de aguardar. A BBC diz que o Micro:bit será open-source e será criada uma entidade sem fins lucrativos para gerir o projecto, o que significa que tal como os Raspberry Pi, será uma questão de tempo até que fiquem disponíveis para compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)